Salve, Salve, FLAleluia!
Vem aí mais um fim de semana incompleto! Como todos sabem, graças ao jogo do Brasil no domingo, a próxima partida da seleção da Nação Rubro-Negra ficou para quarta-feira. Enquanto aguardamos, somos surpreendidos com a notícia de uma derrota do Flamengo. Aliás, perdemos para o único time que parece ter condições de nos enfrentar: o próprio Flamengo! Nossos bravos titulares foram derrotados pelos reservas, reforçados por Rafinha, Thomás e companhia, no treino desta quinta-feira. Agora, que tratem de correr contra o Palmeiras para descontar. Bom sinal!
Nesta semana, como já abordado por aqui, tivemos o final da novela Kleber. Não foi feliz como eu gostaria. Azar do Gladiador! Afinal, ao não fechar com o certo, perdeu a chance de ser campeão brasileiro deste ano. Aos que acessam as redes sociais a cada 10 minutos para ver se há alguma novidade, não há porque se preocupar: a Gávea está parecendo uma repetidora da Rede Globo. É uma novela atrás da outra! E quando não há ideias originais, basta voltar com um projeto antigo. O que, inclusive, costuma aumentar a audiência, alavancada pelos laços afetivos históricos. Assim, está no ar o #VoltaLove, dividindo o público com o #VemAndré! E você? Qual é a sua preferência?
Enquanto a imprensa vem divulgando valores estratosféricos envolvendo essas contratações e respectivos salários, o Manto continua sem o Patrocínio Master. Além da diretoria achar que bastava termos o Ronaldinho para o dinheiro entrar, sem montar qualquer plano de ação, ainda cometeu o erro de divulgar publicamente os valores pretendidos. Deste modo, qualquer contrato publicitário inferior a tais quantias estará automaticamente demonstrando fracasso e desvalorizando a nossa marca. A ironia é que o vice-presidente de marketing, Henrique Brandão, passou a acumular também a vice-presidência de futebol. Seria um prêmio?
Uma inserção de trinta segundos em um programa esportivo de grande audiência (ex: Esporte Espetacular ou Globo Esporte) tem custo superior a R$ 100mil. Assim, os R$ 30MM anuais pretendidos pelo Flamengo são suficientes para aproximadamente 5 anúncios por semana, pelo mesmo período. Caso a empresa opte por uma exposição maior, poderá pagar em torno R$ 450mil pelos mesmos 30 segundos nos intervalos do Jornal Nacional, o que daria para revelar a marca uma vez por semana. Qual vale mais a pena? Não! Não é para responder. Aliás, é esta pergunta que deveríamos evitar que os potenciais anunciantes se façam. Pois, estar no manto teria que ir muito além de exposição na mídia, uma vez que pela segmentação e pela paixão envolvida poderia representar uma maior fidelização ao produto. Isto sem contar as ações diretas de marketing que poderiam ser desenvolvidas se o Flamengo realmente conhecesse seus torcedores. O que precisa ser explorado é que nossa camisa não é somente um outdoor ambulante.
Falar em dinheiro, também nos faz pensar nas eternas perguntas que não querem se calar. E a dívida? E o CT? Por acaso, as receitas estão sendo antecipadas para pagar compromissos,nos deixando a "banana" para os próximos presidentes? Tudo parece balela para quem acha que o que vale é o título do campeonato que estivermos disputando no momento. Mas, não podemos nos esquecer de que a irresponsabilidade de muitos anos e de vários gestores (???) é que não permite sermos o Flamengo com que todos nós sonhamos e que temos absoluta convicção que seremos quando tivermos uma gestão minimamente competente.
O futebol brasileiro está mudando de patamar comercial É, mais do que nunca, momento de aproveitarmos nosso tamanho e o fato de sermos o único clube verdadeiramente nacional. Ao nos desvincular do Clube dos 13, a diretoria conseguiu melhorar e muito o contrato com a TV. É de ações como esta que precisamos. É hora de mudar o paradigma! É hora de reinventar um jeito de atrair parceiros comerciais e não apenas anunciantes. É hora de agir! É hora do Flamengo aproveitar o fato de ser o Flamengo!
Que FLAssim seja!
Saudações Rubro-Negras
FLAmém!
PS: Muito deste artigo foi escrito após bate-papos em listas de discussões da internet. FLAgradecimento especial ao grupo Flamengo de Verdade, em especial a Affonso Romero e Walter Monteiro, de quem peguei algumas das expressões e comparações utilizadas.
PS2: Artigo desenvolvido especialmente para o blog Saudações Rubro-Negras.
PS2: Artigo desenvolvido especialmente para o blog Saudações Rubro-Negras.
0 Comentário(s). Clique aqui para deixar o seu:
Postar um comentário
Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!