sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A NOITE EM QUE 2011 VIROU 2010

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!


Adaptado da imagem
"Year of the Tiger 2010, Chinese New Year"
de Beverly & Pack


Acordei, nesta sexta, achando que tinha tido um sonho estranho. Melhor dizer, um pesadelo! Acreditei que o tempo tinha voltado! Imaginei que estivesse novamente em 2010! Peguei até um jornal para confirmar. Não, não tínhamos retroagido para o ano de ingratas lembranças! Ufa! Ainda estamos em 2011, mas o Flamengo não pareceu saber disto ontem à noite.

O dia já começou estranho com a convocação fora de hora do Ronaldinho. Não tenho dúvidas em afirmar que um dos motivos para ele ter escolhido o Flamengo foi o de aumentar suas chances de voltar a vestir a amarelinha. Se este é o seu desejo e ele vem fazendo sua parte em campo, não acho justo bancar o egoísta e pedir sua exclusividade na seleção da Nação Rubro-Negra. O problema é que a CBF encara os clubes apenas como fornecedores de mão-de-obra para a grife principal do Ricardo Teixeira e desrespeita os campeonatos. Já que o calendário é péssimo, seria mais razoável guardá-lo para os próximos compromissos do Brasil, jogando por aqui. Até para não dar argumentos para teses de favorecimentos e complôs. Mas, dá para esperar algo assim de um treinador que chamou para a Copa América mais de 10 jogadores do mesmo empresário, que, por acaso, é o seu próprio agente?

E o que falar do que aconteceu à noite? Como comentar algo para o qual não encontro palavras. Tudo deu errado! O time todo, absolutamente todo, jogou mal. Muito mal! Do goleiro ao ponta esquerda (que nem existia em campo, aliás). Passando, é claro, pelo nosso treinador. Luxa escalou mal e conseguiu mudar para pior. Mas, quem se salvou ontem? Só Ronaldinho e Renato! E, mesmo assim, tenho dúvidas.

Teria sido o esquema? Não, mesmo após a alteração, o time continuava irreconhecível. Faltou humildade? Acredito que sim! Mas, só a soberba não explica tantos erros. Seria cansaço pela maratona? Bem, já falei algumas vezes que sou contra colocar os titulares na Sul-Americana, mas não dá para atribuir uma atuação tão bisonha somente por causa da estafante sequência de jogos. O Flamengo teria sentido falta dos desfalques? Sim, sentiu! Não há dúvidas! Mas, será que podemos atribuir exclusivamente a ausência dos 2 Rs as falhas da zaga, a falta de poder de marcação do Airton, as trapalhadas do Bottinelli e a total inutilidade do Thiago Neves no jogo de ontem? Teria sido a estreia fora de hora do Alex Silva? O Pirulito realmente não foi feliz, sentiu falta de ritmo, mas não pode ser o culpado da noite. Aliás, não há um culpado. O Flamengo foi tudo ontem, menos Flamengo!

Se um marciano chegasse à Terra no horário do jogo, acharia que o Flamengo estava jogando com um uniforme genérico, com um escudo estranho, enquanto alguém teria se apropriado do Manto verdadeiro. Juraria que os papéis estavam invertidos. O Atlético decidiu o jogo quando e como quis.

Nossos dois últimos resultados foram um empate com sabor de derrota e uma goleada sofrida em casa. Assim, só nos resta sacudir a poeira, levantar a cabeça e dar a volta por cima. Todos sabíamos que uma hora poderíamos perder e é melhor que esta derrota tenha ocorrido agora, diante de um Atlético GO do que frente a um rival direto. O campeonato continua aberto e agora acabou a desculpa para empatarmos! Não é preciso mais ficar preocupado em manter a invencibilidade a qualquer custo. É ir para cima deles, Mengo!

Nesta rodada, muitos achavam que nos tornaríamos líder. Eu, inclusive! Na próxima, os comentaristas esportivos já apontam como sendo complicada para o Flamengo. Será pedreira! Ou seja, terá o nosso jeito. Que Ronaldinho, motivado por ter sido novamente convocado, nos retribua com sua magia!
"O Flamengo é o único clube no planeta, que depois de uma derrota, ao invés de se apequenar fica ainda maior" (Arthur Muhlenberg, no Urublog)
Saudações Rubro-Negras,
Hepta, eu acredito!

FLAmém!

PS: Artigo publicado, também, no Saudações Rubro-Negras

Um comentário:

  1. Foi apenas a segunda derrota no ano. Antes, o Flamengo perdera para o Ceará, por 2 a 1, no dia 5 de maio, em partida válida pela Copa do Brasil. Mas, desde 13 de novembro de 2010, já com Luxa no comando, o time não sabia o que era perder por três gols de diferença. Na ocasião, a equipe foi goleada por 4 a 1 pelo Atlético-MG, na Arena do Jacaré.

    #FlamengoeuteAmo

    Parabéns pelo post e SRN!!

    Abç DANIEL "FLAMENGONLINE"

    ResponderExcluir

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!