terça-feira, 23 de agosto de 2011

PAIXÃO BIPOLAR

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!
"Toda emoção é inconstante, toda paixão é bipolar. Tudo é mistério, tudo é instável, e sorte de quem aprende a se equilibrar nessa gangorra." (Martha Medeiros)


E lá vamos nós em um sobe/desce emocional. Do sofrimento ao êxtase, da alegria contagiante a uma irritação áspera. O oba-oba por um time invicto há mais de 100 dias trocou de lugar com o desânimo por um que não vence há 10. O esquadrão imbatível se transformou, a julgar pelos comentários virtuais, em uma equipe que deixa escapar vitórias já garantidas. O "não sabemos o que é derrota" foi trocado, em menos de uma semana, por um "time que não consegue vencer"! Elogios ensandecidos cederam espaço a cornetadas virtuais.

E é nesta gangorra sentimental que vamos tentando nos equilibrar. Sem meio termo! Céu e inferno convivendo lado a lado, instante a instante, jogo a jogo, gol aqui a gol acolá! O centro, aquele local onde os físicos garantem estar o equilíbrio, parece não existir. O nosso gigantismo amplia as emoções e nos conduz de um extremo ao outro muito rapidamente. Tudo em decorrência de uma paixão que nos tira o rumo.

Começamos o campeonato no ápice goleando os reservas do Avaí. Por pouco, não caímos em depressão pelos quatro empates na sequência. A goleada de virada sobre as galinhas mineiras levou à torcida do desespero ao delírio em um único tempo. É nesta montanha-russa que seguimos no campeonato - subindo, por exemplo, com vitórias fora de casa contra Santos e Cruzeiro e descendo com os nossos 3 últimos resultados.

A pressão que vem das arquibancadas já transformou quantos jogadores apenas esforçados em verdadeiros heróis? Quantos mitos não foram construídos pela força de nosso gritos? De maneira análoga, quantos talentos não deixaram de ser aproveitados pela inquietação da torcida? Sempre será assim porque a força do Flamengo está em nós. Não canso de repetir que é a nossa fé que faz o Milagre do Manto acontecer. A má notícia é que nossa fraqueza tem a mesma origem, também advém da pressão desmedida da torcida, efetuada muitas vezes, por pura paixão, no calor do momento, sem qualquer traço de racionalidade. O que é preciso entender é que nem tudo é perfeito! Nem sempre o melhor caminho será uma reta. As curvas ultrapassadas podem servir como aprendizado.

Aqui sentado em frente a uma tela fria de computador, é possível deixar um pouco de lado a irracionalidade emotiva de uma FLAnático apaixonado. Talvez trocando a paixão pelo sentimento do amor, a bipolaridade  impulsiva pela confiança, tentando ser lógico, eu não consigo entender a quantidade de reclamações que tuitaram logo após nosso último jogo. Devem ser as mesmas vozes impacientes que vaiaram Ronaldinho no início deste campeonato e afirmaram que o time jogaria melhor sem ele. Lembram-se? Alguém poderia repetir isto hoje em dia? Claro que não! Da mesma forma, não entendo o motivo para tantas reclamações depois do jogo contra o Inter. Sei que jogamos um tempo inteiro com um a mais, tivemos duas vezes à frente no marcador e o Deivid perdeu mais um gol inacreditável que, provavelmente, definiria o jogo a nossa favor.

No entanto, se no passado recente, jogar no Sul era sinônimo de catástrofe, neste ano tem sido de empates. Se não é o ideal, está longe de ser ruim. O próprio Deivid sempre perdeu muitos gols. Mas, não podemos nos esquecer de que também tem feito os seus. Sem querer comparar um com outro, a imagem dele inconformado com o gol perdido no domingo me fez recordar os cascudos com que o Impera se autopunia em 2009. Sinal de "sangue", de vontade de se superar. Gosto disto! Só não pode se abater. Também não é correto descarregar tudo no nosso camisa 9. Contra o Figueirense, por exemplo, foi o Thiago Neves quem perdeu o gol que deixou a vitória escapar. Além disso, também podemos contar com Jael, que devagar, devagarinho, tem entrado bem no time. Se a bola teima em não entrar, sabemos que as oportunidades estão sendo criadas. E aos montes! Não é por mero acaso que possuímos o ataque mais positivo do Brasileirão.

Olhem nossos concorrentes diretos. Qual deles não tropeça e deixa escapar vitórias que pareciam asseguradas? Quem não tem se enrolado com os pequenos? Até os campeões de outras edições! O Flamengo de 2009, por exemplo, não conseguiu  vencer o Avaí, tendo sido inclusive goleado em Floripa. O Florminense, no ano passado, mesmo campeão, perdeu para times que acabaram rebaixados, como Grêmio-ainda-Prudente e Guarani. Qual time que não tem algumas deficiências? Se o Luxa erra em uma ou outra substituição ou escalação também tira jogadores do banco para decidirem os jogos. Além disto, o time tem mostrado que tem ensaiado jogadas com bola parada. Dedo do treinador!

O campeonato é equilibrado. Todos sabemos disto! Alternâncias irão ocorrer. O importante é saber que estamos há muito tempo no G4, sem descolar da liderança e prontos para o bote. Que, tenho certeza, ocorrerá no momento certo!

Vamos apoiar! Hepta, eu acredito!

Isto é que é torcer! Isto é que é apoiar!

FLAmém!
PS: Artigo publicado no Magia Rubro-Negra.

PS2: Agradeço às manifestações de carinho pelo meu aniversário no último domingo e aproveito para oferecer o primeiro pedaço de meu bolo virtual para a @ivinhailha, primeira a me parabenizar. Obrigado, querida!

2 comentários:

  1. Caro Jeff.

    Corretas e esclarecedoras palavras. A Paixão é o motor dos altos e baixos.

    Não gostaria de estar em primeiro. Não é o momento. Então está tudo certo.

    As derrotas são as vezes vexaminosas, mas necessárias para nos mantermos onde estamos sem a emergência inoportuna de estarmos em primeiro.

    Afinal, se nossos opositores não conseguem vencer todas, temos de perder algumas para não nos sobressairmos na hora errada.

    Saudações,

    @Papo_de_Cozinha

    ResponderExcluir
  2. Flamengo é isso.
    Vai do céu ao inferno numa velocidade impressionante. A torcida, como você disse, MUITO ajuda, mas às vezes paga de corneteira. Não vou dizer que isso é um defeito,pois às vezes a arte de cornetar pode resolver algumas coisas, como jogador parar de ir pra boate de madrugada... Enfim, Flamengo é Flamengo, pressão os 365 dias no ano, 24 horas ao dia.

    Estamos muito bem no campeonato, e tenho fé que seremos Hepta.

    Grande abraço, Jeff! Estamos juntos!

    Abs, SRN!
    @Flamengagem: http://flamengagem.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!