sexta-feira, 23 de setembro de 2011

AS CHANCES DO FLAMENGO NO BRASILEIRO 2011

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!


Depois de mais um jogo sem vitória, numa queda de produção tão triste quanto impressionante, só nos resta apelar para a fria matemática e verificar onde realmente poderemos chegar neste brasileiro. Obviamente, desde que o Flamengo volte a jogar com vontade de vencer.

Fuga do Rebaixamento
Já que o Luxemburgo tocou no tema e alguns rubro-negros começaram a mostrar desespero com a possibilidade de rebaixamento, começo esta humilde análise pelas chances de nos mantermos na primeira divisão no próximo ano. Muito pouco? Obrigação? É evidente que sim! Ainda mais para um time caro como o nosso.

A tabela acima demonstra todos os clubes rebaixados desde 2006, quando o campeonato brasileiro passou a ser disputado nas regras atuais: 20 clubes, na modalidade de pontos corridos, com os 4 últimos descendo para a segunda divisão. Como é possível observar, apenas o Coritiba em 2009 caiu com 45 pontos. Também, vale a observação de que nenhum desses times chegou a 25ª rodada com um aproveitamento superior a 50%, como ainda é o nosso!

Para ter certeza de que não cairemos, vamos ser prudentes nas contas e tratar de garantir logo 46 pontos. Como estamos com 38, precisaríamos de mais 8, o que significa 20,51% de aproveitamento. Convenhamos que, em 13 rodadas, conseguirmos duas vitórias e dois empates não é uma tarefas das mais ingratas. Neste atual inferno astral que estamos vivendo tivemos um aproveitamento de 16,67%, portanto bastaria melhorar um pouquinho nosso péssimo desempenho recente.  Sinceramente, não consigo imaginar que corremos qualquer risco. Mas, é bom começar vencendo logo o América-MG amanhã.

Campeão
Se a descida ao inferno é improvável (segundo a matemática) ou impossível (pelos meus sentimentos), ainda podemos sonhar com o céu ou seria apenas um delírio? Vejamos....

O time que conseguiu chegar ao título com a menor pontuação foi o nosso na campanha do hexa. O detalhe é que na mesma 25ª rodada tínhamos apenas um ponto a mais. Portanto, teríamos que torcer para que o raio caia duas vezes no mesmo lugar e, com nova arrancada, conquistarmos mais 29 pontos (ou 74,36% de aproveitamento), algo como nove vitórias, dois empates e duas derrotas. Não será fácil, mas antes do jogo contra o Figueirense, quando se iniciou nosso jejum de vitórias, tivemos aproveitamento bem próximo (73,33%). Portanto, teríamos que voltar aos patamares antes do calvário atual e torcer por vários tropeços dos adversários diretos. Aliás, a maior arrancada a esta altura, conforme podemos verificar na tabela acima, foi do São Paulo em 2008, com um aproveitamento de 84,62% nos jogos finais.

No entanto, é mais comum que o campeão obtenha um número de pontos maior do que aquele que tivemos em 2009. A média é de pontos do campeão das 5 edições foi de quase 74, o que nos obrigaria a vencer quase todos os jogos para alcançar tal pontuação, pois precisaríamos de mais 36 pontos em 39. Muito difícil!

Porém, se a prudência recomenda imaginarmos uma pontuação para o campeão de 2011 superior a de 2009, a observação dos constantes tropeços dos líderes também indica que, neste ano, dificilmente o vencedor atingirá os citados 74 pontos. Por exemplo, o Vasco atual líder tem 46 pontos, o que significa a menor pontuação já obtida por um primeiro colocado na 25ª rodada.

Um outro critério poderia ser verificar a pontuação média apenas dos três últimos anos (71 pontos). Para igualarmos o feito tricolor no ano passado, precisaríamos de mais 33 pontos, o que significaria um aproveitamento nas rodadas finais de 84,62%, inferior aos 86,67% que tivemos no nosso melhor momento neste campeonato (da quinta a décima quinta rodada).

Ou seja, o hepta ainda é possível, porém teremos que voltar a vencer, vencer e vencer, além de torcer, torcer e torcer para que nossos adversários dêem mole, se assustando ao nos ver chegando no retrovisor.

Libertadores

A classificação para a principal competição do nosso continente costuma se dar com 63 pontos (4º colocado) ou 61, no caso de ser aberta a quinta vaga (na edição atual, com o Vasco ou o Santos ficando entre os 4 primeiros). Sugiro adotarmos a hipótese conservadora de uma classificação com 64 pontos (que não nos classificou no atípico campeonato de 2008). Para chegarmos lá, precisaríamos repetir o que fizemos nas mesmas 13 últimas rodadas do turno, quando obtivemos um aproveitamento de 66,67%.

Conclusão
Ainda temos muito que almejar neste campeonato. Entretanto, para que sonhos se tornem realidade é preciso, em primeiríssimo lugar, ter vontade para transformar metas em algo concreto e possível. Como falei mais detalhadamente em meu último #post (que, para quem quiser, pode ser lido no Magia Rubro-Negra) sobre um eventual problema de relacionamento intragrupo, é preciso que todos tenham vergonha na cara! Não é possível ver jogadores do Flamengo trabalhando sem estarem motivados. Eles têm tudo que alguém pode querer! O time está jogando como se o fizesse somente para cumprir com a sua obrigação, simplesmente para "bater o ponto".

O campeonato chega em sua reta final. Cabe a este grupo (jogadores, comissão técnica e diretoria) entender que suas atitudes irão determinar como seus nomes serão escritos na rica história do Flamengo. A bola está com eles e o próximo jogo é a chave para saber qual será a porta que pretendem abrir.

E você, o que acha que o futuro próximo nos reserva? Comente!

FLAmém!

PS: Artigo escrito para o blog Saudações Rubro-Negras

Um comentário:

  1. Otimo post ! #SRN Esta fase Ruim do Flamengo que é o Maior que Todos Passará é Só Vencer , Vencer , a Diretoria , Dirigentes parar com intrigas com quem ñ pertencem mais na Gavea !! e o técnico Luxa Fazer a parte que Lhe cabe Treinar e Escalar bem o Time , elenco tem Falta dar Chances e mudar na Hora Certa o Time , Que Chances de Brigar pelo Titulo do Br 2011 Ainda Da Basta fazer a Sua Parte Luxa cade o Pranejamento do Hépta2011 a Nação RN merece mais esta Alegria Flamém !!! #SRN @manofla_69

    ResponderExcluir

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!