sexta-feira, 9 de setembro de 2011

CRISE DE IDENTIDADE

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!

Crise na Gávea! Porém, não é uma crise qualquer, é mais profunda, é filosófica. O Flamengo está passando por uma crise de identidade! Parece não saber mais quem é.

Em momentos difíceis, já sabemos o que ocorrerá: tudo será exageradamente negativo. "Ninguém presta!". "Muda tudo!". "Fora Fulano!" Thiago Neves voltará a ser o "tricolor sem sangue". Williams será comparado a Charles Guerreiro. "Decadente" será o maior elogio a ser atribuído ao Luxa. A "maldição da CBF" terá feito mais uma vítima: o Ronaldinho! Em um time de massa, realmente não poderia ser diferente. Quem não quiser pressão que mude de clube. Urubu tem que transformar um leão em carniça por dia para não morrer de fome. Não tem jeito!

As gozações bissextas da galera do arco-íris não me preocupam. A superioridade está em nosso DNA! Na verdade, até curto quando a galera mal-vestida tenta tirar uma onda, pois eles podem acordar o Gigante. Além deles, tem uma parte de nossa própria torcida que está com o "eu não disse?" e o "bem que eu avisei" na ponta da língua. Afinal, mesmo na fase invicta já tinham prontas as desculpas para anunciar que o fim estava próximo. Certamente não torceram contra, mas não duvido de que devem estar indo ao delírio neste momento de baixa. Aliás, é uma atitude típica da cachorrada.

Quando se chega a ponto de comparar Flamengo com Botafogo é porque o fundo do poço está próximo. No entanto, o desejo inconsciente desta pequena parte de nossa torcida parece estar se realizando. O Flamengo está passando por uma fase botafoguense e vasco-versa. Após 7 partidas sem vencer ficamos 7 pontos atrás do líder. Considerando a mística do número sete, não seria um sinal de que o feitiço estará terminando e voltaremos a ser o Flamengo de verdade?


Fazer contas ou apelar para a matemática e para a estatística é outro sinal de que as coisas não vão bem. Aliás, os números fornecem a prova de que nem tudo está perdido. Ainda! Basta ver na figura acima nossa campanha de 2009 nesta mesma rodada. Naquele ano, foi exatamente na 22ª rodada que partimos para a arrancada para o Hexa, goleando o Santo André, após termos sido derrotados, como agora, 3 vezes consecutivas (sendo que na ocasião, duas foram por goleada).

Também podemos ver a arrancada que times como Botafogo ou Atlético-GO deram neste próprio campeonato, quando dividimos a classificação em duas, cada uma com 11 rodadas. Mas, para que possamos fazer o mesmo (seja comparando com eles ou com nossa própria história), é preciso voltarmos a ser o Flamengo!

Não podemos jogar acanhados em nosso próprio campo, de forma covarde, esperando pela derrota. Não podemos jogar sem garra, sem raça, sem vontade de vencer. Jamais! No entanto, para o Flamengo ser Flamengo, precisamos também fazer a nossa parte. Se estiver difícil fazer o bonde engrenar de novo, deixando, finalmente, a esquina para trás, vamos empurrá-lo para que pegue no tranco. Domingo, estarei gritando, incentivando. Nem quero saber se o cara merece ou não estar ali. O que me importa é que todos estarão vestidos com o Manto Sagrado. Portanto, eu estarei junto! Incentivar quando tudo vai bem, até a torcida do Botafogo é capaz. Podemos ou não podemos fazer a diferença?

FLAmém!

PS: Artigo publicado no Saudações Rubro-Negras

3 comentários:

  1. ta faltando RAÇA em campo ! não adiant trocar as peças se o time não jogar com RAÇA os 90 minutos !

    até pq , jogando sem RAÇA , não é FLAMENGO e nunca será !

    com RAÇA , qualquer cone resolve !

    e torcida ta precisando empurrar o time tb ! senão babou !


    #SRN

    ResponderExcluir
  2. Otimo Post !! Flamengo é Flamengo Vamos Torcer e Apoiar Sempre a Reabilitação no BR 2011 virá e Seremos Hépta , #SRN Flamém !

    ResponderExcluir
  3. Será que ninguém vê que o time está desfigurado?

    É uma soma de contusões, expulsões, falta de técnica de alguns imexíveis e teimosia do treinador.

    Não tem como dar certo. Temos que aguardar as peças voltarem e aí sim recolocarmos o bonde nos trilhos.

    Paciência galera, até porque os outros com seus times completos estão claudicantes.

    Saudações.

    @Papo_de_Cozinha

    ResponderExcluir

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!