sexta-feira, 2 de setembro de 2011

A PRESENÇA DOS AUSENTES

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!

Baseado num tweet do @Urublog


Felipe, Welinton Moura, Welinton Geladeira, Ronaldo Welintonlim e Welinton Alvim; Welintonllliams, Renato, Thiago Welintoneves e Welintongueba; Ronaldinho Gaúcho e Welintonvid. Para muitos, esta deve ter sido a verdadeira escalação do Flamengo na derrota para o Avaí (desconsiderei o Luís Antônio pelo pouco tempo que ficou em campo). Afinal, nossos jogos estavam parecendo aqueles antigos suspenses, onde nem era preciso acompanhá-los para saber que, no final, o culpado seria o mordomo. Pois, não é que no roteiro do jogo contra os surfistas azuis, o mordomo não estava no elenco. O que fazer? A quem culpar? Afinal perdemos jogando mal, com a defesa protagonizando cenas grotescas.

"Tem culpa eu"?
Obviamente, Welinton não é a causa de todos os males, a personificação do diabo. Até mesmo porque não seria lógico caçar bruxas com a campanha que estamos fazendo. Entretanto, por outro lado, não há porque bancarmos as "viúvas do Welinton", movimento que apareceu com certa força no twitter logo após o jogo. Ou alguém acha, com sinceridade, que foi por sua ausência que o time errou tanto? Sei que todos que pediram a sua volta ao time ou tentaram limpar a sua ficha com base nos erros dos outros irão negar, mas  acredito que ele não teria tais advogados (incluindo o Luxa), se não fosse cria da Gávea. Ninguém tentou defender o Fernando ou o Jean, por exemplo, quando a torcida protestou contra seus erros. Felizmente, acabaram barrados. Não foi melhor assim? Por que lidar com o Welinton de modo distinto? Corporativismo? Não são casos diferentes. Trata-se de jogadores que vinham errando por deficiência técnica. O fato é que a torcida, ou a maior parte dela, não suporta mais ver esse estabanado zagueiro em campo. Mantê-lo no time, por causa da justa ou injusta perseguição, só aumentará as chances de novos erros dele. Se falhas cometidas por outros são perdoadas e as dele não, simplesmente, é porque a paciência com ele se esgotou. Isto é um fato! Tentar explicações não resolverá. Vejam que até quando ele não jogou foi assunto, portanto, para bem de todos e felicidade geral da Nação, ele deveria continuar fora do time.

O fato é que estamos diante do mais disputado campeonato brasileiro do sistema de pontos corridos (falei mais detalhadamente sobre isto no artigo Analisando o Primeiro-Turno, publicado no Magia Rubro-Negra), que poderá ser decidido nos detalhes. Empatar muito poderá ser fatal. Entregar pontos para adversários fracos, também. A derrota em si não trouxe muitos prejuízos. De concreto, só deixamos a vasco-liderança, mas continuamos no primeiro pelotão. O problema é a sequência negativa. A vantagem é que já perdemos nosso jogo no returno. Agora nos restam 18 jogos de invencibilidade.

Os campeões no atual sistema de disputa foram, na maioria das vezes, os times com as melhores defesas. Ok, sei que o Flamengo adora contrariar o manual, mas não é sensato ficar pagando para ver. No início do ano, reclamávamos dos gols bobos que andamos tomando. Em um determinado momento, nossa defesa ficou acertada. Agora, parece que voltamos a estaca zero. O que aconteceu de diferente na boa fase da nossa retaguarda? Sim, o Airton estava em campo nesses jogos!

Outra ausência que contribuiu muito para os erros de quarta-feira à noite foi a do Júnior César. Eu adoro quando algum jogador do Flamengo queima minha língua. Pois, esse foi um caso típico. Nunca achei nada demais nele e não me empolguei quando foi contratado. No entanto, ele está sendo um dos melhores laterais do campeonato, aparecendo muito bem na marcação, deixando o time mais equilibrado. Gosto do futebol ofensivo, mas estou convicto de que os talentos lá da frente se sobressaem somente quando há segurança de todos em relação ao sistema defensivo. Até o ultrabadalado Barcelona é assim. Tem um excelente ataque, porque sabe se defender.

Para o próximo jogo, felizmente teremos nosso lateral-esquerdo titular de volta e espero que possamos voltar a rever em campo o Thiago Neves (desaparecido desde sua ida para a seleção) e o Léo Moura (esquecido em algum lugar de 2010), que estão fazendo muita falta. Até porque o Ronaldinho, que tem sido nosso jogador mais decisivo, já está a serviço da CBF. Esse jogo, por ser contra um dos times lá da parte de baixo da tabela e em casa, é um daqueles típicos onde, inacreditavelmente, costumamos ter problemas.

Assim, contra o Bahia, no próximo domingo, será fundamental a presença do nosso principal reforço: a torcida. Será imprescindível lotarmos o Engenhão! Mais do que isto, na luta contra essa nossa campanha Robin Hood, será preciso realmente fazer a diferença. Vamos mais uma vez mostrar ao Mundo porque somos a Maior e a Melhor! Não importa se Ronaldinho não estará lá sendo decisivo. Não importa se Welinton estará presente ou ausente. Divergências de opinião e análises críticas devem se concentrar nos blogs e nas redes sociais, antes e após os jogos. Pois, durante, o que realmente interessa é que nosso time de coração precisa de cada um de nós. É a nossa fé, é o nosso apoio incondicional, é o nosso incentivo a quem quer que esteja vestindo o uniforme rubro-negro, que faz o Milagre do Manto acontecer e que faz o Flamengo ser o gigante que é!

Precisamos fazer a diferença! Vamos dar uma Alma Rubro-Negra ao Engenhão!

Vencer, Vencer, Vencer....
Saudações Rubro-Negras!


FLAmém!

PS: Sobre o Welinton, recomendo a leitura de uma opinião na linha contrária a minha: a Coluna do @ZecaUrubuRei no Blog das Torcidas

PS2: Artigo publicado conjuntamente no blog Saudações rubro-negras, que atingiu recentemente a  expressiva marca de 400mil visitantes em 1 ano e meio. Parabéns a todos por lá. É uma honra fazer parte de tal equipe.

FLAmém!

Um comentário:

  1. Otimo Texto !! Vamos apoiar o Mengão Sempre somos a Maior Torcida ,estamos a 18 jogos para ser Hépta2011 ,Flamengo é Vida , Alegrias e acima de todos Times tem a Maior Nação , joga na Raça com Garra e tem o Maior Manto Sagrado o Mais Lindo de Todos , e apoiar Sempre chegamos ao Objetivo que é Ser Campeão 2011 #SRN Flalegrias Pastor !! Flamém . @manofla_69

    ResponderExcluir

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!