sexta-feira, 30 de setembro de 2011

URUBU RESILIENTE DÁ A VOLTA POR CIMA

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!


"Um homem de moral
Não fica no chão
(...)
Reconhece a queda
E não desanima
Levanta, sacode a poeira
e dá a volta por cima"

(Trecho da música Volta por Cima
Beth Carvalho)


O importante era se afastar das cordas e voltar à luta. Tal qual se aprende ao dar os primeiros passos, era necessário se levantar. Por isto, a dificuldade encontrada para vencer um frágil adversário deve ser relevada. O principal foi que os jogadores tiraram um tremendo peso das costas. A maneira como nosso reencontro com a vitória foi obtido também vale ser recordado. Após um primeiro tempo apático como vinha acontecendo em todos os jogos do returno, o time demonstrou espírito de luta no segundo tempo. 

Léo Moura, que, com razão, vinha sendo criticado por 10 entre 10 rubro-negros, seja por ser considerado um ex-jogador em atividade para alguns ou por ser líder (junto com o Williams) do boicote ao treinador para outros, parece ter tido lampejos do que já foi e, logo no início da etapa final, chegou duas vezes à linha de fundo. Alguém se lembra quando isto tinha ocorrido pela última vez? Resultado: no primeiro lance, Thiago Neves perdeu o gol; no segundo Deivid empatou o jogo.

Diego Maurício que parecia ter se perdido no efêmero sucesso repentino voltou a ser o jogador atrevido que demonstrara quando surgiu nos profissionais. Thomaz mostrou a fome de bola que todos que amam o Manto Sagrado devem ostentar. Os gols terem sido marcados pelos jogadores que pareciam mais sofrer com a falta deles é um ótimo indício de que agora o time como um todo poderá ter maior tranquilidade.

Assim, com a urucubaca deixada definitivamente de lado, é hora de ajustar as velas e seguir velejando. Não existe planejamento perfeito! Se o projeto não está apresentando os resultados esperados, é preciso reavaliá-lo e promover os ajustes necessários. Na psicologia aplicada à administração, emprega-se o conceito de resiliente para definir aquele que possui aptidão para conseguir superar dificuldades. Resiliência é uma palavrinha derivada da física que significa "propriedade pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora da deformação elástica". Em outras palavras, é a capacidade que um corpo tem de retornar ao seu estado natural após sofrer grande pressão.

Como todos sabemos, urubu não é galinha para ficar no chão. Trata-se de uma ave que voa alto e que se alimenta de carniça. A escolha de nosso símbolo, feita por preconceito da galera do arco-íris, não poderia ter sido mais feliz. É por isto que costumamos ficar ainda mais fortes após infortúnios. É para este estado natural de caçador que vive nas alturas que precisamos voltar.

Urubu vive sempre em bando. Nossa força também está na multidão, na força de cada um de nós. Os jogadores também precisam voltar a se comportar como uma equipe. Daí a importância do abraço coletivo após o reencontro com a vitória.  Ninguém é maior do que o Flamengo! Se alguém não estiver a fim, seja por que motivo for, a porta é a serventia da casa. Para jogar no Flamengo, não basta ser bom, é preciso amar o Manto e honrá-lo.

No domingo, teremos verdadeira prova de fogo. Enfrentar o São Paulo no Morumbi é sempre uma tarefa complicada. Para dificultar ainda mais, o tricolor paulista estará motivado pela boa campanha e, principalmente, pela estreia do Fabuloso. O estádio estará cheio, com poucos lugares reservados para nossa torcida. A vitória certamente será o combustível para o bonde voltar a acelerar e deixar a esquina e a posição ingrata na tabela definitivamente para trás. Que Ronaldinho esteja inspirado e motivado como naquele histórico jogo contra o Santos.

Para sermos hepta, precisaremos fazer daqui para diante uma campanha irrepreensível. Para superarmos imprevistos, fatos inesperados e contratemos, será imprescindível demonstrar muita vontade de vencer. Será indispensável que cada jogador tenha autoconfiança e que haja sinergia entre os membros da equipe. É necessário acreditar e não ter medo de ir buscar. Vamos demonstrar nossa reconhecida resiliência. Está na hora do urubu mostrar seu poder. É o momento do Flamengo ser o Flamengo!

O Flamengo conta com cada um de nós para juntos, de onde estivermos, no próximo domingo, mandarmos energias positivas para que o urubu finalmente decole para o vôo do hepta!

Saudações rubro-negras!

FLAmém!

PS: Artigo publicado no Saudações Rubro-Negras

0 Comentário(s). Clique aqui para deixar o seu:

Postar um comentário

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!