quarta-feira, 26 de outubro de 2011

#SouFlamengoComOrgulho ATÉ NA INTERNET

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!

"Não existe outra torcida igual no mundo.
São torcedores que acreditam mais do que os próprios jogadores."

Em um artigo memorável no Blog Ouro de Tolo, Walter Monteiro nos relembra "Quando era bom ser Flamengo", dizendo que hoje em dia...
"Ninguém acredita mais no time. Ninguém torce mais. Ninguém empresta seu apoio nas horas mais duras. Aquilo que era lindo de ver, a torcida pegando um time medíocre no colo e o fazendo vencer contra todos os prognósticos virou apenas uma imagem no videoteipe."  (Walter Monteiro)
O autor do texto acima não está sozinho. Após o empate em casa contra o Palmeiras, @CrisMarassi no blog Primeiro Penta também já perguntava "Será que tem torcedor que só é Flamenguista quando o Flamengo ganha?".

"Eu me surpreendo com muitos comentários feitos nas redes sociais! Verdadeiras declarações de ódio, lamentações, decepções, um quadro que vai da depressão à agressão total a tudo relacionado ao Flamengo: dos apelidos nada carinhosos dados a cada jogador e ao técnico às análises fatalistas de que tudo está perdido em 2011! Isso tudo feito por flamenguistas!" (Cristiane Marassi)
Esta percepção não é somente daqueles que, como os dois acima, moram distantes da Cidade Maravilhosa. O Arthur Muhlenberg no Urublog escreveu no dia seguinte ao Flamengo x Santos:
"Apesar de muita gente boa ter esquecido, o mundo não é só Internet, Twitter e Facebook. Ainda bem, porque a grande rede mundial, que deveria ser a redentora do pensamento livre, fonte do conhecimento acessível a todos e incentivadora da convivência harmônica entre os desiguais se transformou no primeiro bastião da estupidez e uma grande difusora da ignorância. É absurda a reação de alguns torcedores do Flamengo em relação ao jogo de ontem. (...)  O Flamengo segue na briga, a 5 pontos do líder provisório e com 21 pontos a serem disputados. O que parece não ser suficiente pra quem está sempre insatisfeito. (...) Além do mais o Flamengo é sempre roubado e o comentarista do PFC falou mal do meu time. Buáá, buáá! Tem horas que nem parece a torcida do Flamengo. Sai fora, vão procurar uma roupa pra lavar no tanque." (Arthur Muhlenberg)
O Walter, no artigo citado no início deste, falou sobre o chato de galocha que nunca ia aos jogos, mas achava que entendia tudo de futebol ouvindo sempre em seu radinho. Com o advento das redes sociais, o fenômeno se amplificou e este ser se transformou no chato do teclado. Tente acompanhar um jogo olhando seu facebook ou, principalmente, seu twitter. Provavelmente, você achará que o fim do mundo chegou! Que 2010 voltou! Que o Flamengo se transformou no Botafogo! Triste e lamentável constatação.

Quantas vezes vocês já não viram ridicularizarem o ataque do Flamengo e dizerem que não sabemos o que fazer com a bola? O "Flamengo virtual", aquele da internet, é um time sem padrão de jogo, que não convence e joga sistematicamente mal. A "opinião publicada" insiste em tentar convencer que o Flamengo é um time violento por causa de lances isolados.  Pois, atenção.....
Cuidado!  A imagem que você está tendo do Flamengo e propagando nas redes sociais pode estar distorcida! Os números abaixo foram extraídos de grandes portais e se referem a estatísticas do campeonato brasileiro deste ano.





Pois é... O Flamengo real é bem diferente do virtual, daquele que estão tentando fabricar na imprensa e que os "teclados nervosos" fazem questão de divulgar. Em campo, somos o time que menos fez faltas no campeonato, estamos bem colocados nos critérios de passes certos e roubadas de bola e temos o melhor aproveitamento do Brasileiro, mesmo com um número relativamente baixo de finalizações. Juntos, tais números demonstram que temos uma marcação forte, sem ser desleal e que o time sabe o que fazer com a bola, esperando o momento certo de furar o bloqueio adversário. Demonstram um padrão tático eficaz. Não é, por acaso, que estamos tendo bons resultados durante todo o ano.

A comparação com 2009 sempre surge para tentar vender a ideia de que nosso time jogava melhor naquela época. Fato que não corresponde à realidade. Tirando os jogos contra AtléticoMG e Palmeiras, qual o outro grande jogo que você se lembra de termos feito na arrancada para o hexa? A grande diferença reside exatamente na crença da galera.

Nas arquibancadas, embora em pequeno número para os nossos padrões, a torcida já percebeu e vem apoiando o time durante todo o jogo, tal como ocorreu no último domingo diante do Santos. Cabe a você escolher qual o Flamengo que quer acompanhar: o real ou o virtual, o que tem chance de ser hepta ou o destinado ao fracasso.

Esta noite, teremos a chance de fazer com que as duas realidades, hoje antagônicas, se tornem uma só. Temos um jogo ingrato, cujo placar do primeiro confronto tende a dar voz natural aos profetas do apocalipse. Cabe a cada um de nós mudar esta história. Vamos voltar a ser a torcida que acredita e empurra o time! Vamos voltar a ser Flamengo de verdade! Vamos voltar a mostrar ao mundo que nosso amor pelo Flamengo é incondicional e tão grande quanto o tamanho de nossa torcida.

Que tal começarmos isto exatamente no lugar onde a percepção da realidade está mais distorcida: na internet! Vamos transformar as redes sociais hoje à noite numa rede vermelho e preta de FLAmor. Tenho certeza de que nossos jogadores farão tudo para, no mínimo, termos uma despedida honrosa da competição. Porém, independente disto, vamos tweetar e facebookear como se estivéssemos em campo torcendo, empurrando sempre o time. Que tal? Use a tag #SouFlamengoComOrgulho e tecle como se estivesse torcendo em campo.
Vamos mostrar que a maior torcida do mundo pode sim fazer a diferença, até mesmo na internet. E que este movimento virtual de apoio seja o embrião do retorno do público ao estádio para se juntar a quem já acredita, de modo que, todos juntos, possamos mostrar que o orgulho de ser Flamengo está mais vivo do que nunca!

#SouFlamengoComOrgulho
Esta é a magia de ser rubro-negro!
FLAmém!

PS: Artigo escrito para o Magia Rubro-Negra

PS2: FLAgradeço a todos que entenderam o espírito desta inciativa e fizeram a tag #SouFlamengoComOrgulho chegar ao topo do TT Br! Agora, vamos encarnar o mesmo espírito para conduzir o time ao hepta, comparecendo em massa aos jogos!

2 comentários:

  1. Concordo plenamente. O Flamengo dos interneteiros, guiado or um técnico burro, é uma terra desolada onde vivem carpindo viúvas de Adriano, Pet, Love, Andrade que evocam glórias de um time que a sua época foi MUITO criticado (o time do Hexa)e que precisa imediatamente lançar o time inteiro da Copinha nos profissionais, porque, né? David não dá. Enfim, quem fica na internet tem contato com o que de MENOS Flamengo existe - o chororô emo, a grosseria, a estupidez e o desespero que cai melhor aos nossos co-irmãos viceínos ou tricolores (que diferente de nós TÊM motivo para ter medo, vivem apanhando nas quebradas da vida, né?). Por isso, evito as redes sociais. As pessoas acharam, finalmente, na covardia da internet, um escape para suas imbecilidades e frustrações. Eu só não esperava que a Magnética fosse cair nessa pilha tão rápido. @revilarinho

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo EXCELENTE post, Pastor!

    Tenho muito orgulho de poder trocar algumas ideias com vc!

    SRN sempre!

    #SouFlamengoComOrgulho

    ResponderExcluir

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!