quinta-feira, 24 de novembro de 2011

ESTÁ FICANDO SURREAL!

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!

 


Surreal (adj.) Que causa estranheza; que não pertence à esfera do real; absurdo; bizarro; estranho; Que apresenta características próprias do surrealismo; aquilo que está além do real (Dicionário Priberam da Lingua Portuguesa).

Fruto das teses de Freud, no início do séc. XX nascia o movimento surrealista, procurando se expressar a partir da ausência de racionalidade, desprezando a realidade concreta e buscando a liberdade que emana do subconsciente. Os quadros surrealistas mostram, por exemplo, um relógio que se derrete ou um peixe com corpo de mulher. Imagens que parecem captadas de sonhos. O objetivo era mostrar que a arte não precisa seguir a lógica ou a razão.

Pois, o Flamengo está cada dia mais parecido com um quadro de Salvador Dali. Nada parece fazer sentido. Para começar estamos jogando sem alma, sem garra. Ora, o Flamengo sem raça em campo não é o Flamengo. Convenhamos!

Fora de campo, a coisa também está sinistra. Assaf, o curador do Museu do Flamengo, ameaçou entregar o cargo se não demitirem o Luxa. Ora, é inadmissível, por mais razão que possa vir a ter, partir para um "ou ele ou eu" de forma pública e exercendo uma função que não possui qualquer relação com o departamento de futebol atual do clube. Trata-se de um excelente pesquisador, com profundo conhecimento da história rubro-negra, por quem eu tenho grande admiração, mas cuja atitude mostrou que, por mais capacidade técnica que possua, "pisou feio da bola". Ele teria todo direito de entregar o cargo e criticar a diretoria, o treinador, o Ronaldinho ou quem quer que seja. Mas, fazer ameaças públicas só para ver uma vontade sua atendida? Lembro que a escolha e manutenção do treinador é de competência da Diretoria de Futebol. Quer definir quem deve ser o técnico? Se candidate a presidente do clube.

No lado oposto, o presidente do Conselho Fiscal do Clube deu declarações de que pretendia, em nome do Conselho, emitir uma nota de apoio ao Luxa. Como é? Trata-se de um poder se metendo nas atribuições de outro. Como falei, cabe à presidência do clube (e aos órgãos por ela delegados), a escolha dos funcionários. Não pode o Conselho Fiscal dizer que apoia ou que não gosta de um jogador ou do técnico. Seria equivalente ao TCU emitir uma nota de apoio ao ministro Luppi. Há racionalidade nisto? Os demais conselhos, por representarem os sócios e, portanto, serem políticos, até poderiam! Mas um órgão fiscalizador?

E já que o técnico ficou na berlinda, não poderia ficar de fora das esquisitices e tratou de escrever uma carta aberta batendo no jornalista Renato Maurício Prado d'O Globo. A seu favor, é bom deixar claro que se utilizou do próprio blog e não de um meio de comunicação oficial do Flamengo. Como disse o @Urublog no twitter, será que o RMP irá revidar montando um time e sendo campeão? Os pintores surrealistas certamente adorariam!

Claro que a torcida não poderia ficar de fora deste momento. Alguns membros de torcidas organizadas se dirigiram ao CT. Menos mal que, finalmente, o Flamengo acordou para a necessidade de ter uma infra-estrutura adequada e, no Ninho do Urubu, não foi possível assistirmos cenas de torcedores ameaçando jogadores. Os torcedores foram recebidos pelo Veloso, que agiu bem e os recebeu dentro das instalações para evitar contato com a imprensa, mas longe dos jogadores. O ilógico ficou por conta do Walter Oaquim dizendo que foi um encontro proveitoso (para quem?) e que se tratava de representantes dos torcedores (quem deu procuração? E o que falaram em meu nome que eu não sei?).

Quando a estranha semana parecia terminar, hoje nos deparamos com um vídeo do Ronaldinho Gaúcho circulando pela NET em uma suposta cena de masturbação e sexo virtual. Acredito que seja uma montagem, pois mais surreal do que a exibição das cenas e o fato do Luxemburgo ter que explicá-las em perguntas feitas por jornalistas, seria um cara famoso como ele ter tal atitude em frente a uma webcam sabendo que seu, digamos, "momento de relaxamento" poderia ser gravado por quem estava do outro lado do computador.

Em meio a isto tudo, a pergunta que fica é: deu tempo para cuidar da realidade e treinar para o jogo super decisivo de domingo?

Mas, como tudo está surreal e no Flamengo nada segue realmente à normalidade, as sucessivas crises podem significar o tempero que faltava para neguinho entrar nos jogos como um esfomeado atrás de um prato de comida.

Que FLAssim seja,
Saudações rubro-negras!
FLAmém!

Aguardo vocês nas redes sociais: Twitter e Facebook


PS: Escrito para o Saudações Rubro-Negras

0 Comentário(s). Clique aqui para deixar o seu:

Postar um comentário

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!