Salve, Salve, FLAleluia!
Todo final de ano aquele grupo se reunia em uma churrascaria para uma confraternização. Eram todos amigos de infância e que na adolescência e juventude iam juntos aos jogos do Flamengo. A vida os separou. Alguns se mudaram e foram morar longe do Rio inclusive. Outros poucos continuavam se encontrando com regularidade. Mas, a grande maioria só se falava via internet. Assim, tinham decidido que todo ano marcariam, em dezembro, um almoço para matar as saudades e celebrarem a amizade.
Como todo ano, o papo fluía com naturalidade. Zoações, lembranças do passado, atualizações sobre os acontecimentos do ano, notícias da família e do trabalho de cada um, discussões políticas e, claro, o assunto preferido de todos: o Flamengo!
A cada brinde, uma palavra era pronunciada! Assim, naquele almoço, já se tinha escutado, dependendo do assunto conversado, saudações como: "Á amizade", "saúde", "sucesso", "parabéns", "paz no mundo", "dinheiro", "À vida", "Ao amor", "feliz 2012", entre outras. Até que alguém fez a pergunta crucial:
- E o Flamengo, hein?
O tradicional brinde com entusiasmado grito de "Mengooo" foi seguido de uma rápida lembrança do encontro no ano anterior. Clima de alívio e esperança por aquele péssimo 2010 rubro-negro que ia, então, ficando para trás e a esperança de um 2011 renovado. Um ano depois, qual seria o sentimento geral daquela turma?
- Outro ano ruim! Pelo menos só falta um ano para acabar esta gestão que está empurrando o Flamengo para o buraco!
- Que isto? Como assim? Ruim? Nossos resultados foram, no mínimo, bem razoáveis!
- Eu sou Flamengo, p...! Estou acostumado com conquistas. Exijo mais do que isto. Não me contento com pouco.
- Olha, isto é um bordão, mas não é exatamente uma verdade. Claro, que nossa história é cheia de glórias. Ganhamos seis brasileiros, mas já ficamos 17 anos na fila. Basta ver nosso desempenho nos pontos corridos. Só em 2009 e 2007 ficamos na frente da quarta colocação que conquistamos agora.
- Sem considerar que, se é verdade que campeonato estadual ganhamos ano sim e outro também, ser campeões invictos e por antecipação não é tão comum assim em nossa rica história.
- Além disto, não perdemos nenhum clássico. Sabem quando foi a última vez que isto aconteceu? Pois é, o futebol era amador e os viceínos nem existiam. Nem nossos pais pensavam em nascer. Não dá para reclamar.
- Acho muito pouco ficar vivendo de vitórias regionais. Nossa supremacia aqui é imensa. O Flamengo é maior do que isto.
- É que você agora mora longe. Não tem preço ficar zoando eternamente o arco-íris local!
- Só lembrando que são as rivalidades que alimentam a paixão do futebol e que dão toda a graça. Nossa supremacia sobre esta galera mal vestida aqui do Rio é que nos tornam temidos e cria a mística do poder do manto.
- Ah! Até concordo que os resultados não foram tão ruins. Mas, o futebol neste ano foi péssimo!
- Não tivemos padrão tático e eu cheguei ao final do ano sem saber qual a formação titular. Alguém sabe? Acho que nem o treinador.
- Aliás, Luxa deveria ser o primeiro tripulante da barca. Técnico decadente! Ex-treinador!
- Mas, não foi com ele que conseguimos os bons resultados? A pergunta é: se foi COM ELE ou APESAR DELE!
- Apesar dele, sem dúvida!
- Eu não teria tanta certeza assim.
- Eu acho que mesmo ele tendo feito algumas besteiras ao longo do ano, no geral, foi bem. Conseguiu o campeonato estadual invicto e a classificação para a Liberta.
-Já vai começar.... Acho pouco! Poderíamos ter ido muito melhor. Muito pouco para um time com Ronaldinho e Thiago Neves.
- Pois é, tocou num ponto chave. Como culpar apenas o treinador, com as estrelas tendo sido bastante irregulares ao longo do ano. Quando Ronaldinho estava no melhor momento, o Flamengo fez aquela ótima sequência. Por mim, se ele não estiver a fim, que vá para outro lugar.
- Complicado isto aí! Querer que Ronaldinho saia? Pelo visto, você prefere um time com Welinton, Alvim, Negueba, não é? Eu prefiro com craques!
- Eu prefiro com garra! O Flamengo só é o Flamengo quando joga com garra. Com vontade. Prefiro sempre jogadores com vontade. Ninguém vence jogos com nome, mas, sim, com disposição.
- É melhor CRAQUES com vontade. Só a vontade não ajuda. Welinton não tem vontade? Às vezes, até demais rsrsrsrsrs
- Como culpar o treinador, então?
- O comandante não pode se eximir da responsabilidade se o time joga de forma apática. Será que não era desmotivação por ter um cara arrogante como ele no comando?
- Qual grande treinador não é arrogante? O pior é tirarmos o Luxa e trazermos um Silas da vida. Seria a festa para esses jogadores vagabundos.
- Por que tem que comparar logo com o Silas?
- Tá bom! Então, tira o Luxa e traz quem?
- Eu gostaria do Muricy, mas ele não sairia do Santos. Como também, o Dorival não sairá do Inter ou o Abel, dos Flores. Realmente, só ficaria o Felipão!
- Cruzes! Depois de tudo que ele falou do Flamengo no ano? Quero que ele fique bem longe da Gávea. Trocar um decadente por outro? Prefiro um da nova geração!
- Quem? O Silas? rsrsrsrs Ah! O Jorginho! Aliás, eu já vi outro treinador fazer boa campanha em um time de Santa Catarina e depois não aguentar o tranco no Mengão. Quem era mesmo? Iiiih! O Silas! Esqueci! rsrsrsrs Além disto, o Auxiliar do Dunga também andou falando demais do Flamengo.
- Eu preferia um que falasse a língua dos jogadores. Um Joel ou mesmo o Renight!
- Tá maluco? O Renato? Aí é que aquilo ali viraria uma zona. Quem iria exigir disciplina? Esta diretoria? Traríamos o Braz de novo?
- O Joel montando nosso elenco? Só traria volantes! E ainda querem reclamar do time atual? Há muito não me lembro de tão boas contratações.
- Concordo! Trouxemos Ronaldinho, Thiago Neves, Felipe, Alex Silva, Júnior César, Bottinelli e Vânder, entre outros.
- Porém, nosso elenco apresentou limitações sérias. Este, aliás, foi o principal erro do Luxemburgo para mim. Na montagem do elenco.
- Cara, o cobertor é curto. jogadores já tinham contrato. As contratações foram boas, mas não dá para mudar tudo de uma só vez. Ou você quer voltar ao tempo em que o Kléber Leite trazia um time novo a cada ano e, até agora, estamos pagando pelos contratos rompidos.
- Pois é, tudo indica que o treinador vai continuar. Então, nem adianta ficar neste papo. A Libertadores já vai começar. O planejamento parece estar sendo feito direito. Faremos pré-temporada na Bolívia. Só não podemos entrar de salto alto acreditando que os times sul-americanos são Olarias e Boavistas que hablan catellano.
- Isto! Rumo ao verdadeiro projeto! Um projeto à altura do Flamengo! Vamos partir para o bi-mundial!
Foi o suficiente para se unirem nas lembranças de 81 e na esperança de um 2012 dos sonhos. A unidade do Flamengo está no somatório das nossas diferenças de pensamentos e percepções.
Imagine-se nesta churrascaria e comente aí o que você achou do ano, quem tiraria do time, lembrando que há contratos em vigor e quem gostaria de ver com o manto. O palanque é seu!
FLAmém!
Twiter: IgrejaFlamengo
Facebook: IgrejaFlamengo
Flamengo fez um ano muito irregular e a culpa cabe a cada um dos que participaram: a torcida que demorou a abraçar o time, os craques que se omitiram nas horas mais difíceis, a diretoria que não teve peito para enfrentar situações extracampo comlicadas com a CBF, contratações pouco valiosas, técnico com falhas na mntagem tática e com um relacionamento não muito amistoso com os jogadores. Mas, ao mesmo tempo, o Fla pensou grande: contratou grande, investiu na estrutura do clube, na base dos jovens talentos, numa pré-temporada visando a Libertadores, na continuidade do elenco. Compara com 2009 é covardia e memória fraca. Nada do que determinou o Hexa foi fruto de planejamento ou estratégia. Pra mim, só fomos campeões em 2009 por dois lances de MERO ACASO: a vinda de Pet (desacreditado - para pagar DÍVIDAS) e de Adriano (já aposentado por invalidez e tristeza que TOPOU tentar mais uma vez pra ver qual era.) Temos que começar a gerir com algum pé no chão. E estamos fazendo isso...
ResponderExcluir