sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

OS TENTÁCULOS DO BMG E A MULHER DE CÉSAR

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!


Com a tabela do Brasileirão agendando para a última rodada os clássicos regionais, parecia que, neste ano,  não teríamos as suspeitas de "entrega" de jogos decisivos, até que....o Cruzeiro meteu 6 no Atlético e escapou do rebaixamento. O inesperado resultado logo levantou desconfianças de um suposto favorecimento, ao qual confesso que não prestei muita atenção inicialmente. Influências de políticos ou do patrocinador comum não me pareciam mais do que tradicionais teorias da conspiração. O assunto chegou a ser levantado até mesmo antes do jogo, como pode ser lido nesta postagem de 2/dezembro no blog De Salto Alto.

No entanto, nesta semana, ao ler sobre o suposto interesse do Flamengo pelo Montillo, um fato me chamou a atenção: o BMG estaria participando ativamente da negociação. Pelo que foi publicado, o banco estaria influênciando na escolha do comprador e no preço do jogador. Como assim? Curioso, fui, então, pesquisar no Google.

As notícias que encontrei me deixaram com "a pulga atrás da orelha". O Banco possui um fundo de investimento chamado Soccer BR1 composto pelos direitos econômicos, dependendo da fonte da notícia, de 50 ou 60 jogadores de times brasileiros. O nome dos jogadores que compõem a carteira não é revelada publicamente, mas uma matéria da Época Negócios, intitulada "O Dono do Futebol",  lista alguns: Réver (Atlético-MG), Dedé (Vasco), Danilo (Santos), Paulinho, Ralf, Willian e Leandro Castán (Corinthians), Montillo (Cruzeiro) e Herrera (Botafogo).

Segundo uma matéria do portal iG, republicada na FutWeb, intitulada "BMG se torna investidor mais influente nos clubes brasileiros", "duas características explicam o crescimento rápido da BMG entre os clubes do Brasil. A primeira, e talvez mais importante, é a facilidade que o banco oferece nos empréstimos aos times. Os clubes obtêm dinheiro vivo para conseguir arcar com as suas despesas e dão como garantia a participação nos direitos econômicos de alguns jogadores. Como na maioria das vezes os clubes não conseguem pagar os empréstimos, o banco acaba ficando com a fatia dos atletas e, mais importante, com a possibilidade de lucrar com a venda futura deles."

Basta olhar o balanço patrimonial dos principais clubes brasileiros para verificar que o banco mineiro é um dos principais credores. Como não se sabe ao certo quais jogadores fazem parte do portfólio do fundo, é possível que os "tentáculos" desse "polvo" estejam tão espalhados pelos grandes times brasileiros quanto a sua marca é estampada pelas mais diversas camisas. O que significa que o BMG pode ser sócio em ativos de muitos clubes. Não poderia haver aí um conflito de interesse? A reportagem acima fala da aquisição de direitos sobre jogadores por causa de suposta inadimplência. Assim, não daria para supor que uma ameaça de corte de crédito represente uma forte influência nas decisões administrativas de tantos endividados? Até que ponto este suposto poder está sendo utilizado?

Voltando ao clássico mineiro, poderíamos imaginar que para o Soccer BR1 seria desvantajoso o rebaixamento do Cruzeiro, pois poderia provocar uma liquidação de jogadores, com consequente desvalorização das cotas do fundo. Além disto, o presidente do BMG, Ricardo Guimarães, é ex-presidente atleticano e deve ter alguma influência na política interna do clube. Para misturar ainda mais as coisas, Eduardo Maluf, diretor de futebol do alvi-negro mineiro, é consultor do fundo, conforme notícia do Super Esportes.

Não estou afirmando que tenha ocorrido o favorecimento da vitória da raposa por parte do galo. Não tenho qualquer prova disto. Mas, é a história da mulher de César: não basta ser honesta, é preciso parecer. É a credibilidade do futebol que está em pauta. É a paixão de milhões de brasileiros e um alto volume de dinheiro que estão em jogo.

E o Flamengo com isso? Bem, no balanço de 2009, o BMG aparecia como credor de R$ 740 mil e, em 2010, a dívida saltou para aproximadamente R$ 8,5 milhões! E aí ficam as dúvidas: há algum jogador do Flamengo na carteira do Soccer BR1? Quais seriam? Costumam ser mais escalados do que outros? Estão em listas de possíveis negociações? Para bem da verdade, não encontrei em nenhuma das fontes pesquisadas qualquer indício de que o BMG tenha influência em nosso time. Mas, a tese serve para qualquer um e, se não existe hoje, qual a garantia de que no futuro, com outra diretoria, por exemplo, isto não venha a ocorrer?

Enfim, até para que suspeitas não sejam levantadas é preciso haver mais transparência. Os clubes não deveriam ser obrigados a revelar seus sócios no seu principal ativo, que são os direitos sobre os jogadores? É ético que um patrocinador tenha interesse econômico no clube patrocinado? E em clubes rivais, não é perigoso para a reputação do negócio?

O objetivo deste artigo é levar a reflexão da necessidade de mudanças na legislação e na criação de mecanismos de controles para que o que hoje são meras indagações não possam num futuro próximo manchar a reputação de uma competição.

Reflita e opine! Se concordar, divulgue! Se discordar, comente o porquê. Vamos ao debate.

FLAmém!

PS: Publicado no Saudações rubro-negras.

3 comentários:

  1. @CRFmyeverything - Concordo plenamente. Antigamente o futebol era o esporte da paixão, da loucura, do arrepio, mas hoje em dia é mais um movimentado mercado financeiro e nós, torcedores FLAloucos, assim como da torcida arco-íris, ficamos no meio disso tudo. É lamentável que essa seja a nossa realidade. Sonho com o dia que o futebol seja menos dinheiro e mais amor novamente.

    ResponderExcluir
  2. JEFF,

    Fantástico seu tópico. Assim como já foi discutido naquele UrubuCast do balanço de 2010.

    A Nação precisa ter consciência das "parcerias" que o Flamengo faz e o possível rombo que a atual administração pode estar deixando como legado no Flamengo.

    Sobre a manipulação de resultados, ainda prefiro acreditar que não ocorreu (apesar da pulga atrás da orelha). Sei do placar elastico, mas também lembro que neste semestre o Manchester United tomou uma goleada de 6 a 1 do Manchester City em casa, e nem por isso achei estranho.

    Placares elásticos acontecem e quando se toma uma dessas criam-se teorias da conspirações para tentar explicá-las. Acredito que um time entrou com sangue nos olhos para vencer a partida e a outra entrou em campo aliviada por já ter se livrado do rebaixamento. Motivação, isso foi uma das principais razões da goleada, que poderia ter ocorrido mesmo se não houvesse essa razão.

    SRN

    Zeca Urubu

    ResponderExcluir
  3. Caro Jeff,
    Acho uma temeridade não podermos afirmar o que você escreveu, sob pena de acordarmos amanhã esquartejados em algum valão por aí.
    Para mim, se levarmos em conta nossa (Brasil) história, não há a menor dúvida de que se não são exatas, suas afirmações estão bem próximas de ser.
    Seria "e"stória da carochinha acreditar que não há influência. O show do Barcelona no Santos é a maior demonstração de que suas palavras não estão longe da realidade. Conheço algumas histórias, quem já não as ouviu. É empresário dizendo que se o moleque não for para as suas mãos ele não vence, é jogador que não sabe jogar bola sendo endeusado pela mídia vendida a poucos tostões e por aí vai. E ninguém faz nada.
    O Brasil é assim, muitos outros países também, mas em alguns poucos, quando descobertos, esses safados vão para a cadeia. Aqui são convidados para as diversas mesas redondas de fim de domingo.
    Uma vergonha.
    Saudações,
    @Papo_de_Cozinha

    ResponderExcluir

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!