quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

RESOLUÇÕES DE ANO NOVO NAQUELE GIGANTE EMPRESARIAL

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!




Patrícia foi conduzia ao comando da Mengo Participações. Alguns clientes não entenderam, pois ela assumidamente nada entendia do carro-chefe dos negócios. Já os analistas criticavam suas habilidades em gestão.  Embora fosse um grupo empresarial de grande porte, algumas famílias relutavam em oxigená-lo com a entrada de novos sócios. A briga pelo poder era contínua e mudanças normalmente não eram bem-vindas por ali. Assim, enquanto brigavam pelo controle, os herdeiros optaram por deixar a presidência nas mãos dela, por sua aparente neutralidade e habilidade política.

Já no final do segundo ano de sua administração, a presidente se mostrava desesperada em como conseguiria se manter no cargo. Até que os resultados deste ano mostravam nítida evolução em relação ao anterior, mas estava abaixo da expectativa tanto dos clientes quanto dos conselheiros.

Realmente, ela já não sabia o que fazer. O departamento de marketing era uma piada. Ela realmente não entendia daquilo, mas tinha a impressão de que eles ficavam sentados esperando que algum intermediário de boa vontade e de olho no tamanho do grupo e de seus clientes e fornecedores e, portanto, da gorda comissão trouxesse algum negócio novo. Devia haver uma forma diferente de fazer isto, ela pensava sem ter qualquer solução.

O diretor de produção se escondia atrás de uma tela de computador e procurava gerir a fábrica de dentro do gabinete, por email. Enquanto isto, o gerente, subordinado a ele, batia boca publicamente com o diretor financeiro. O motivo? O processo de seleção de novos recursos humanos. Inacreditável! Era preciso dar um basta! Era preciso ter comando. Mas, sempre que a presidente chegava a tão óbvia conclusão,  ela se lembrava que quem teria que ser firme era ela e deixava para lá. Quem sabe as coisas não se resolvessem sozinhas, não é mesmo?

Mas, embora normalmente omisso, o Diretor de Produção parecia ter boas intenções e cansado de intervenções de outros setores na produção, queria separar o parque fabril numa empresa à parte, com jurídico, marketing e financeiro próprios. Assim teria agilidade suficiente para tocar o negócio e atingir as metas estipuladas. No entanto, esta medida esvaziava o poder de muita gente e era duramente combatida. "Fogo amigo" era disparado por todo lado. Assim, a empresa iria naufragar.

O principal articulador da escolha dela para presidência fora nomeado seu vice. Tudo indicava se tratar de uma manobra política dele tentar o poder, de forma indireta, aproveitando-se da inexperiência da escolhida. Mas, até então, surpreendentemente, ela não tinha cedido aos seus encantos. Não era tão ingênua assim. Porém, o vasco-presidente, que era muito mal visto pelo mercado, mas se auto-intitulava como um super-herói, não desistia e aproveitando-se da eterna disputa de poder lá dentro parecia que finalmente iria ganhar espaço emplacando alguns indicados, todos ligados a desastrosas gestões passadas.

Sem saber o que fazer e diante da proximidade do final do ano, ela resolveu tomar uma atitude drástica e consultou seu marido, que trabalhava para um concorrente local. Ele lhe indicou um livro de auto-ajuda. Contando, ninguém acreditaria como as coisas por ali eram decididas. Patrícia folheou a obra e encontrou algumas preciosas pérolas de sabedoria: 

"Nenhum ano será realmente novo se continuarmos a cometer os mesmos erros dos anos velhos." 
"Nós abriremos o livro. Suas páginas estão em branco. Nós vamos pôr palavras nele. O livro chama-se Oportunidade e seu primeiro capítulo é o Dia de ano novo."
"Para sonhar um ano novo que mereça este nome, você tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre."
Pronto! Ali estava a oportunidade naquele novo ano que iria começar. Era preciso  corrigir os rumos, evitar os excessos de vaidade, pensar mais na instituição do que nos objetivo individuais e ter, acima de tudo, bom-senso para não repetir velhos erros a fim de escrever uma nova história para, assim, acordar o gigante adormecido e reconduzi-lo ao topo.




Feliz 2012 a todos os amigos e leitores!

Que seja um ano repleto de FLAlegrias!

FLAmém!

PS: Trata-se de uma obra de ficção, baseada na caricatura de personagens conhecidos, na forma como são apresentados pela mídia. Não tendo, portanto, qualquer compromisso com a realidade.

PS2: Escrito para o Magia rubro-negra

2 comentários:

  1. Pastor JEFF, que saudade!! Tive um ano bem dificil, com vestibular e tudo... Enfim, estou voltando agora e cheia de ideias! rsrs.
    Seu posts, muito criativo como sempre né!
    Tenha uma ótima virada de ano, um 2012 iluminado e cheio de FLAlegrias!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. @Mel
    Mel, obrigado pela visita, participação e pelo elogio!
    Um ótimo ano para você e sua família, com muitas realizações.
    FLAmém!

    ResponderExcluir

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!