quarta-feira, 7 de novembro de 2012

O PRIMEIRO TURNO DA ELEIÇÃO NO FLAMENGO

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!


Amanhã, dia 08 de novembro, o Conselho de Administração irá analisar a elegibilidade de 3 candidatos: Wallim Vasconcellos, Jorge Rodrigues e Patricia Amorim. Até por questões de força política, dificilmente os dois últimos terão algum problema. A grande decisão será se o Wallim poderá ou não ser candidato.

No artigo "A Questão da Elegibilidade do Wallim" já enumerei os argumentos, no ponto de vista estatutário, a favor ou contra a homologação de sua candidatura. A questão é que a decisão não será tomada por um tribunal formado por juristas, mas por sócios com serviços prestados ao clube ou eleitos no último pleito. Assim sendo, a deliberação, seja qual for, não será tomada por critérios técnicos, por respeito à legalidade ou por razões de justiça, mas por motivos políticos.

Para entender melhor, basta ver a formação do Conselho de Administração. Seu corpo permanente é constituído de presidentes e ex-presidentes dos poderes do Flamengo (Assembleia Geral e dos Conselhos Deliberativo, de Grande-Beneméritos, Fiscal, Diretor e o próprio de Administração) e pelos Sócios da categoria Grande-Beneméritos. Além deles, há também um corpo transitório empossado por fazer parte das chapas dos dois primeiros colocados na última eleição, ou seja, por terem sido membros signatários das equipes da Patricia Amorim ou do Delair Dumbrosck em 2009.

Só para ter uma ideia praticamente metade dos "decisores" não estão lá por serem especialistas nas matérias tratadas pelo Conselho, mas por terem apoiado a Patricia. Há quem diga que passados três anos de sua eleição, ela já não teria mais uma grande influência sobre eles. Há quem garanta que George Helal ou Hélio Ferraz, que a apoiaram em 2009, é que efetivamente teriam ascendência política sobre esses conselheiros. Seja como for, isto só demonstra que meu amigo Walter Monteiro foi extremamente feliz em seu artigo "A Eleição do Flamengo em Dois Turnos", ao definir que teremos um pleito em duas etapas, sendo a primeira realizada nesta reunião convocada para amanhã.

Não tenho dúvidas de que hoje o Wallim seria "o candidato a ser batido". Isto fica nítido quando se observa o próprio desempenho de seus opositores, escolhendo-o como alvo, seja no debate realizado pelos blogs Magia Rubro-Negra e Fim de Jogo (que pode ser assistido aqui na íntegra e em alta definição) ou na entrevista dada pela Patricia à rede CNT. Pode ser que até a eleição as coisas mudem, afinal ainda falta um mês para a votação e, como há um grande número de candidatos, o voto útil poderá representar uma mudança significava nesse cenário.

Dessa forma, seria mais fácil tirá-lo da disputa em um colégio eleitoral menor, com cerca de 100 membros, metade deles natos, vitalícios, que independem de apoio para se manterem nos poderes do clube e grande parte, se não todos, provavelmente inscritos em alguma das chapas desta própria eleição.

Seja por parte de quem estiver com ou contra o Wallim, a mobilização será grande. Forças políticas serão medidas e certamente a decisão que será tomada amanhã terá enorme peso na definição do futuro presidente do Flamengo.

A eleição começa neste dia 8! Fiquem atentos. É o futuro do Flamengo que está em jogo.


PS: Cansado pelos acontecimentos dos 3 últimos anos, perdi um pouco do prazer de ficar simplesmente pregando a Palavra da Salvação Rubro-Negra. Também por isto meus artigos têm sido postados com menor frequência. Assim sendo, com o susto do rebaixamento praticamente sepultado, vou me concentrar em abordar o cenário político. Como religião e política não se misturam, peço licença e me despirei temporariamente de meu personagem-pastor/padre/pároco/rabino e tratarei do que realmente importa para que o próximo triênio seja mais condigno com nossa rica história. 
#ForaPatrícia

PS2: Meu candidato será o opositor que mais chances tiver de derrotar a Patrícia. Simples Assim!

 FLAmém!

0 Comentário(s). Clique aqui para deixar o seu:

Postar um comentário

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!