sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Flamengo - 118 Anos - Uma História de Paixão

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!


Eis uma revelação: não estamos sozinhos! Mais do que isso, estamos sendo observados. Pois, um desses planetas que nos observam andou reunindo sua cúpula por conta de relatos impressionados com um fenômeno que surgiu há apenas alguns anos. Sim, apenas, pois naquele outro lado do universo, o tempo é mensurado de forma diferente e os habitantes vivem bem mais do que isso. Queriam compreender como algo poderia atrair tanta atenção, despertar tanta paixão tão rapidamente. Eles queriam entender o que significava ser Flamengo!

Então, o grande ancião, o chefe dos chefes daquele pequeno planeta com menos habitantes do que o Flamengo tem de torcedores pergunta:

- Caros observadores. Vocês, que conseguem ver além da matéria, que conseguem escutar, ouvir, ler e sentir o mesmo que seus observados, venham até mim e me digam afinal o que é o Flamengo?

- O Flamengo é algo que une as pessoas e todas elas a uma espécie de Força Superior através de rituais praticados em templos vestidos com uma camisa que chamam de Manto Sagrado e lá entoam cânticos e gritam sem parar. - Falou o primeiro Observador

- Entendi! O Flamengo é uma espécie de Ente Supremo e ser Flamengo uma espécie de religião. - Respondeu um dos Conselheiros, enquanto o Mestre ficava ali pensativo.

- Não exatamente! Ou melhor, não apenas uma religião. Até porque "não promete vida eterna, nem enriquecimento fácil. Ao contrário, às vezes, mata de enfarte e quase sempre só dá despesas". - Completou novamente o Observador.

- Então, quem me descreve o que é o Flamengo? Quem pode me dizer o que viu? Quem atravessou territórios para observar? - Perguntou mais uma vez o Líder Ancião.

- Posso afirmar que "as pessoas amam o Flamengo como se fosse um pedaço da terra que nasceram". "Sua camisa vermelha e preta viaja de canoas pelos iguarapés; galopa pelas coxilhas; caminha pelos sertões, colore todas as praias; está nas favelas; nos conjuntos habitacionais e nas coberturas triplex. Suas cores vestem famosos e anônimos, bandidos e vítimas, corruptos e honestos, pobres e grã-finos, idosos e crianças, os muito feios e as muito bonitas". - Contou outro Observador

- Então, o Flamengo é uma Nação! - Concluiu um outro Conselheiro

- Sim! Definitivamente é. Mas, é também a religião que aqui se observou. E é mais do que isso. "O Flamengo é um amor, uma devoção, uma eterna comunhão de sentimentos. Quando o Flamengo vence, há mais amor nos morros, mais doçura nos lares, mais vibração nas ruas, a vida canta, os ânimos se roboram, o homem trabalha mais e melhor, os filhos ganham presentes. Há beijos nas praças e nos jardins, porque a alma está em paz, está feliz". - Disse um novo Observador.

- Falem-me mais. Preciso de mais informações. O que significa Ser Flamengo? - Ordenou o Líder, com cara de interrogação

- "Ser Flamengo é ser humano e ser inteiro e forte na capacidade de querer. É ter certezas, vontade, garra e disposição. É paixão com alegria, alma com fome de gol e vontade com definição. É ser forte como o que é rubro e negro como o que é total. Ser Flamengo é deixar a tristeza para depois da batalha e nela entrar por inteiro. É pronunciar com emoção as palavras flama, gana, garra, sou mais eu, ardor, vou, vida, sangue, seiva, agora, encarar, no peito, fé, vontade. Ser Flamengo é morder com vigor o pão da melhor paixão; é respirar fundo e não temer; é ter coração em compasso de multidão. É poder tanto quanto querer. É querer tanto como saber; é enfrentar trovões ou hinos de amor com o olhar firme da convicção." - Declamou poeticamente um novo Observador, deixando claro que se tratava das palavras literais de um habitante da Terra

- Quem falou isso deveria ser bastante apaixonado pelo Flamengo - Observou um dos mais jovens conselheiros, sem deixar de esconder seu entusiasmo.

- Não! As palavras foram de um torcedor de um rival.

- Incrível esse Flamengo. Seria, portanto, uma abstração? - perguntou o mesmo Conselheiro

- Não mesmo! "É um complexo de carne, ossos, tendões, músculos. Quando se fala nele, vêem à mente os heróis que tem vestido sua camisa". Nomes como Zico, Leandro, Zizinho, Carlinhos, Evaristo, Adílio, Andrade, Júnior, Aldair, Mozer, Leônidas da Silva, Dida, Petkovic, Doval, Almir, Nunes, Gamarra, Jaime de Almeida, Bria, Dequinha, Rubens, Claudio Adão, Julio Cesar, Gerson, Jair da Rosa Pinto, Domingos da Guia, Alfredinho e tantos outros. Mas, não ficam apenas no futebol. Há também o grande treinador do Remo, Buck; o cestinha Oscar; o decacampeão Kanela e o Algodão, ainda no Basquete; os ginasta Luísa Parente e Diego Hipólito; Érica Lopes, a Gazela Negra; no vôlei, Leila e Virna e tantos outros e outras nas mais diversas modalidades esportivas.

- Mas, só o Flamengo tem tantas glórias? - Perguntou um dos Conselheiros

- "Pode até ser que a paixão pelo Flamengo, seja pelo fato do clube ter dado ao seu torcedor, todas as alegrias que ele possa experimentar", mas não creio. Outros clubes também têm conquistas, mitos e histórias. Mas, há algo diferente ali. - Sentenciou o mais experiente dos Observadores.

Foi dado um tempo e todos olhavam fixamente para o Mestre para que eles lhes explicassem o que seria o Flamengo. Depois de um longo silêncio, o Líder abre os olhos e diz:

- O Flamengo é um mistério, uma paixão metafísica, que se passa de geração para geração. Ele não está apenas nos pés ou mãos dos ídolos. Mas, principalmente, no coração de quem o sente. O Flamengo é um sentimento, sobre o qual não se cabe palavras. Só quem for, pode realmente saber. O Flamengo não se explica, mas se sente!

 FLAmém!

PS: Uma homenagem especial a todos que se dedicaram a escrever sobre o Flamengo em especial a Ruy CastroArthur da Távola, Ziraldo, Juiz Eliezer Rosa cujas obras ou citações possuem trechos aqui transcritos.

0 Comentário(s). Clique aqui para deixar o seu:

Postar um comentário

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!