quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Fla x Goiás - E agora? Quem chamar?

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia,

Um rubro-negro estava pronto para assistir ao jogo entre Flamengo x Goiás, quando soube qual seria a escalação do time:
"Lomba, Léo Moura, Jean, David e Juan; Maldonado, Correa, Willians, Renato e Kléberson; Deivid.".
- PQP! O cara só colocou cabeça-de-área!

Ao seu lado, sua velha e viúva mãe, que nada entendia de futebol, mas era uma atenta observadora da vida perguntou:
- Cabeça-de-área? Não é aquela posição que seu pai tinha tanta raiva?

-Sim, mãe, mas me deixa assistir ao jogo, bom? - dando um carinhoso beijo na testa de sua progenitora

- Seu pai vivia dizendo que os técnicos enchiam o time com esses tais cabeças-de-área para não perder, mas que assim ficavam, cada vez, mais próximos da derrota.

- Não fale isso, não mamãe. A parada vai ser dura. Não fale em derrota porque poderá chamá-la.

- Está ficando supersticioso, menino? Seu pai dizia que isto era coisa de botafoguense.

- Verdade, mãe - respondeu-lhe, já meio aborrecido, mas acreditando que era melhor concordar para não esticar o assunto.

O jogo começa e o nervosismo do rubro-negro era evidente. No entanto, o andamento do jogo demonstrava que suas preocupações tinham fundamento. O campo encharcado ainda piorava tudo. O rubro-negro roendo as unhas já pedia por substituições no meio da primeira-etapa:
- Muda o timeeee, Silas!

Sua mãe, curiosa, pergunta:
- Silas? Mas, o técnico que você reclamava que só jogava na defesa não era um tal de Rogério? Esse Silas não era um outro que o time até ficou vulnerável demais?

- É, mãe... O Rogério saiu por ser retranqueiro. O Silas assumiu. Ele começou a ser criticado por ter perdido o poder defensivo e...

- Se acovardou! Sei... Sei... Não tem personalidade, não é?

- Bem, mãe, não sei se é isso, mas deixa eu ver o jogo, bom? Por favor - pediu o filho querendo cortar assuntos inconvenientes na hora do jogo.

Termina a primeira etapa.

- Finalmente! Ao menos, não tomamos gols. Vamos lá, Silas, vamos mexer. Pra cima deles, Mengoooo!

O time volta sem qualquer substituição para desespero não só deste rubro-negro, como de toda Nação! Alguém saberia explicar o motivo? Talvez nem o Silas. Até que.... Gol do Jean! Contra!

- Ih! Esses verdinhos são tão ruins que só com ajuda do jogador do Flamengo que fazem gol, não é? - pergunta a mãe para desespero de seu filho.

Vendo que seu filho nada falava, ou melhor, apenas balbuciava palavrões e impropérios e, preocupada com os vizinhos, ela tentava dialogar para que ele tivesse mais educação.
- Para fazer um gol contra desses o cara não tem que ser muito ruim? Não tem ninguém melhor que ele não?

Inacreditável. Até a mãe que dizia nada entender de futebol conseguia ver o que todos viam. Menos o Silas! Afinal, por que Jean era titular?

- Mãe, acho que vou colocá-la de técnico do Flamengo. Pelo menos, você está vendo melhor que o Silas. Jean não pode jamais ser titular do Flamengo. Aliás, nem ele, nem o Renato, nem o Deivid.

A mãe orgulhosa de ter acertado e o filho, cada vez mais, nervoso. Nada do técnico mexer no time. Novamente, sua mãe pergunta?

- Filho, por que o técnico não tira algum daqueles cabeças-de-área que seu pai odiava? O time não precisa vencer? Perder de 1 x 0 é bom?

- Você está me saindo melhor do que o Silas, mãe! Pior que o time sentiu o gol. Assim, tomaremos o segundo! - disse já em profundo desespero, até que....

Alívio: HeMan é expulso! Flamengo iria jogar mais de meia hora com um a mais. Era hora de partir para cima. Foi o que aconteceu! Porém, sem qualquer coordenação, planejamento, nada....
- Estamos jogando no abafa. O gol vai sair.... - disse o flamenguista já mais entusiasmado, afinal rubro-negro que se preze tem sempre a esperança de que as coisas irão melhorar, não é mesmo?

- Para mim, está parecendo desespero! - disse mãe deixando seu filho louco de raiva.

Finalmente, Silas altera o time. Ele tira Maldonado, Renato e Williams. Coloca Diogo, Pet e... Val Baiano!
- O Flamengo não tinha um jogador cheio de trancinhas, que nem aquele tal do Love? Toda vez que ele entra não melhora o time? Por que ele não entrou? - perguntou a mãe.

- Pois é, mãe.... Diego Maurício.... Vai entender.... Nem no banco parece que ele ficou. Silas preferiu o Val Baiano. - respondeu seu filho sem acreditar que sua mãe pudesse, pela terceira vez, falar algo mais inteligente do que o Silas parecia fazer.

Desta vez, parecia realmente que o Flamengo perderia. Até que Deivid acerta um chute inacreditável.

- Golaaaaççooooooooo! Deeeiiiiiviiiid!!!! - Grita o rubro-negro. 

Gritos eufóricos! Toda vizinhança precisava saber: gol do Flamengo.

- Mas, o autor do gol não era um que você estava xingando?

Sua mãe estava certa. Mais uma vez! Mas, o que importava? Ele adorava queimar a língua gritando gol. Entretanto, ficou só nisso: 1 x 1. E para desespero do rubro-negro, ouve novamente uma voz sábia:
- Podia ter sido bem mais fácil, não? O Flamengo cercou, mas não mordeu, como dizia seu velho pai. 

- É, mãe.... Silas não teve tempo para treinar, pegou o time em situação delicada, os reforços não deram certo. Mas, sei não... Além do que ficar substituindo técnico a toda hora nunca foi solução, ainda mais sem ter quem contratar. Periga trazerem o Luxemburgo de quem nem lembro mais qual foi o último bom trabalho. De qualquer forma, não podemos ter um técnico que parece ter menos visão do jogo do que a senhora! Fica difícil.

A mãe, vendo a descrença em seu garoto, entrega-lhe um pedaço de papel, dizendo:
- Chamem este aqui! Urgente!



FLAmém!

PS: Após avisá-los no último post sobre ter sido atropelado (estou me recuperando bem, até melhor do que o Flamengo), cortei meu dedo. Quase o arrancando fora (pequeno exagero, pessoal!). Preciso me benzer. A bruxa está realmente solta!

2 comentários:

  1. Que Texto Muito interessante, Adorei e é isso todo Mundo vê Menos o Silas é inacreditável... Mas Temos Que ter Fé, Vamos sair dessa Situação... Flabéns mais uma vez pelas Sábias Palavras SRN

    ResponderExcluir
  2. PAstor, acredito que todo rubro-negro se sentiu como o seu personagem. Foi tenso e dramático, além de irritante.

    Algo vai acontecer hoje e espero que seja o melhor para o Flamengo.

    Melhoras aí. SRN

    ResponderExcluir

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!