terça-feira, 26 de abril de 2011

OS SEIS TRABALHOS DO HÉRCULES RUBRO-NEGRO

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!


O Hércules Rubro-negro derrota o monstro tricolor, espalhando, pelo ambiente, um tom grená (que na minha terra é chamado de rosa). I
magem adaptada da foto Heracles de Steffenz.

É fato que a antiga Grécia é o berço de toda civilização ocidental. Naquela época se praticava o politeísmo, onde os vários deuses, heróis, ninfas (espíritos femininos, como seriam as fadas, por exemplo) e centauros (seres híbridos, sendo metade humano, metade animal) habitavam o mundo natural e influenciavam a vida das pessoas. Em outras palavras, acreditava-se que o plano humano sofria intervenções do plano divino. Esta interação era tão intensa que deuses tinham filhos com simples mortais, os chamados semi-deuses. Estes normalmente se destacavam por serem mais fortes, poderosos e especiais do que os humanos normais. O semi-deus mais famoso e popular de toda mitologia clássica foi Heracles (ou Hércules, como foi chamado pelos romanos que adotaram grande parte da cultura, filosofia e religião grega).

Hércules era filho de Júpiter (ou Zeus, para os Gregos) - o deus dos deuses - com Alcmena (filha do rei de Micenas).  Por ciúmes, foi perseguido pela mulher de Zeus (Hera ou Juno), desde o seu nascimento. Porém, o herói conseguiu se livrar de todos os males que lhe foram impostos pela deusa e numa epopeia conhecida como "Os Doze Trabalhos de Hércules", superou uma série de obstáculos, cuja descrição não vem ao caso, mas que vão desde lutas contra animais selvagens (leão e javali, por exemplo) ou monstros (como bichos de várias cabeças) até a limpeza de um curral ou roubo de objetos de pessoas poderosas. O sucesso na realização da façanha lhe assegurou a imortalidade e o fizeram subir ao Olimpo e assumir seu lugar entre os deuses que vivem eternamente.

Pois, numa verdadeira vitória hercúlea, o Flamengo Supremo e Imortal superou 6 obstáculos (teríamos, afinal, menos tempo que o herói mitológico) em um dia tão simbólico como a Páscoa Cristã para chegar às finais da Taça Rio:
1) Desconfiança da própria torcida
O Flamengo, apesar de invicto, não vem tendo atuações convincentes. Com isto, parte da crítica e até mesmo da própria torcida ainda não confia plenamente na equipe e teme pela nossa sorte em competições contra adversários mais qualificados do que os que estamos enfrentando. O temor foi ampliado após o empate contra o Horizonte na última quarta, onde tivemos uma atuação simplesmente bisonha.

2) Favoritismo do Adversário
Apesar de toda irregularidade demonstrada pela equipe neste ano, o Florminense, após os resultados do meio de semana, foi apontado pela maior parte dos jornalistas que gosta de dar palpites como sendo o provável vencedor do confronto. As tricoletes assanhadas já cantavam vitória por antecipação. Enfrentaríamos, portanto, um adversário considerado forte e motivado pela recente e improvável, para alguns, classificação na Libertadores. Ou seja, para muitos, não resistiríamos ao nosso primeiro teste de verdade no ano.

3) Contusões e Desfalques
Ao longo do ano, também foi dito que podíamos até contar com bons jogadores, mas nosso elenco não seria forte o suficiente. Pois, devido a uma série de contusões, teríamos que mostrar a força de nosso conjunto.  Primeiro, nossa orquestra perdeu o carregador de piano - Maldonado - machucado no jogo contra o Horizonte. Instantes antes do Fla-Flor, fomos surpreendidos pela notícia de que não poderíamos contar com a presença de nosso tenor, o Ronaldinho. Para piorar, logo no início do espetáculo, também ficaríamos desfalcados do maestro Léo Moura, nada menos do que nosso mais regular jogador na temporada (ao lado do Williams) e principal articulador de nossas jogadas de ataque. A consequência disto, ampliada pelo fator surpresa destas ausências, foi um início de jogo confuso, com o time perdido em campo.

4) Péssima arbitragem
Com o time jogando mal, contra um adversário motivado, ainda teríamos que superar um trio de arbitragem fraquíssimo que permitia a violência gratuita dos Flores e errava na maioria das decisões tomadas. Inclusive, em um lance capital, validou um gol tricolor em completo impedimento (cuja marcação seria facilitada pela linha da pequena área). Assim, teríamos que superar, por causa do erro do juiz, uma desvantagem no placar.

5) Fatores externos
Além dos problemas que tínhamos em campo, também seria preciso superar obstáculos como a forte chuva que caia sobre a cidade e a escuridão (será que o Botafogo pagou a conta de luz?) que interrompeu  o jogo por duas vezes, esfriando as equipes e não nos deixando entrar no clima do jogo. A situação, ruim para as duas equipes, como pode ser observada pela má qualidade do futebol apresentado, era ainda mais nociva para o Flamengo, pelos fatores acima apontados.

6) Tropeço inesperado de nossos mais experientes jogadores
Quando a partida foi para a disputa de pênaltis, ainda tivemos o desconforto de assistir nossos dois titulares mais experientes desperdiçarem suas cobranças, com o agravante do Renato ter pedido a primeira e crucial delas. 

Mas, quando tudo parece desfavorável, é que o Flamengo se mostra mais Flamengo do que nunca, fazendo valer as sábias palavras do saudoso tricolor Nélson Rodrigues:
"Já tem acontecido várias vezes o seguinte: quando o time não dá nada, a camisa é içada, desfraldada por invisíveis mãos. Adversários, juízes, bandeirinhas, tremem, então, intimidados, acovardados, batidos. Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnicos, nem de nada. Bastará a camisa aberta no arco. E diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável.".
Assim diante de mais um milagre do Manto, superamos os 6 obstáculos e, inclusive com a graça de jovens batendo penalidades com a personalidade de veteranos, alcançamos 6 gols (1 no tempo normal + 5 de pênaltis) e chegamos a final da Taça Rio. Cabe lembrar que foram desperdiçadas contra nossa bastilha inexpugnável 6 penalidades nas duas semifinais que disputamos (estou somando a este jogo, aquelas que foram perdidas pelos chorões na da Taça GB).

Estamos a apenas uma vitória do título estadual e contra nossos vices favoritos. O bonde, além de continuar sem freio, agora é blindado.

FLAmém!


PS: Para quem gostar de mitologia, recomendo uma série de textos que escrevi, por ocasião da última Copa do Mundo, contando, de uma forma bem diferente e humorada, as desventuras da seleção de Dunga. Segue link para a vitória da seleção brasileira diante da Costa de Marfim http://odisseiabrazuca.blogspot.com/p/capitulo-5.html Para continuar lendo, basta acessar o menu à direita

PS2: Com muita FLAlegria, anuncio o primeiro aniversário deste humilde blog, comemorado agora neste mês de abril. Em homenagem, penso em um #post especial e em uma mudança de layout. Sugestões são bem-vindas. Muito obrigado a todos os leitores que tanto contribuíram para que tal marca pudesse ser alcançada.

4 comentários:

  1. Caramba!
    1 aninho já ? tô ficando véinha mesmo kkkk
    Felicidades e muito obrigado , por nos encantar com textos maravilhosos.
    SRN!
    @leninha_lena

    ResponderExcluir
  2. Joguinho ruim de doer este FLA x flor...muita chuva, falat de luz (que aliás foram providencias, pra aplacar a bisonha exibição do FLA no primeiro tempo do jogo)
    Gol irregular sim, e nem precisava de replay pra constatar...mas sigamos q chororô não é nossa especialidade.
    O flor, se fosse time macho, teria enfiado um sacode no FLA, no primeiro tempo...mas não é esse o caso.
    Desfalques foram sentidos sim, ainda mias pelo inesperado...agora a torcida do FLA precisa aprender a valorizar e ajudar seus jovens talentos...tinha gente vaiando o Galhardo (PQP, VSF)...se o tratse (que vc loucamente chamaou de maestro) não puder jogar domingo (pq hj não joga mesmo), teremos q apoiar e incentivar o Galhardo, que já provou nas divisões de base do clube, ser um menino de talento e técnica.
    Quanto às expectativas frustradas da tricolagem, acho q nem eles mais estranham, afinal torcem por um time de GAYrreiros.
    Vamos ver o que o TPVL nos reserva, em termos de escalação, pro dia de hj (joguinho perigoso demais), pois pra mim, mesmo ganhando o carioqueta, ser eleiminado pelo Horizonte na Copa do Brasil, será outro mico histórico do CRF e sem perdão pro seu arrogante e ultrapassado técnico
    E domingo, e vencer e vencer os vices, pra historia seguir seu rumo normal
    SRN

    ResponderExcluir
  3. Salve o Manto Milagroso!
    Hoje tem que ser na raça! Eu acredito!

    Parabéns pelo aniversário!!! Sucesso!!!

    @nilzabernadelli

    ResponderExcluir
  4. Tudo certo, e com a vitória de ontem no sertão nordestino tudo volta a seu devido lugar.

    Só não concordo em falar de arbitragem, isso faz parte do Contrato. Os caras estão lá, são ruins demais para todos, mas só aparecem os erros em favor dos que estão sempre em evidência. Como nos últimos anos quem ocupa essa posição é o Fuderosão 'disputando tudo e todos é dos dele que reclamam mais.

    Saudações

    @Papo_de_Cozinha

    ResponderExcluir

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!