sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A MAIOR DE TODAS AS BATALHAS

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!


Quadro: Batalha do Riachuelo,  Victor Meirelles
Museu Histórico Nacional,  Rio de Janeiro

Mais um jogo do Flamengo! Mais uma vitória! Mais um tabu quebrado! Mais um recorde batido! E continuamos sendo a única equipe invicta neste campeonato brasileiro.

Os três últimos jogos foram emblemáticos. Primeiro, enfrentamos o Santos, um time de grande qualidade técnica, campeão paulista e da Libertadores, contando com jogadores de altíssimo nível e que partiu para cima do Flamengo. Mesmo jogando no campo adversário, soubemos nos impor e conseguimos, após darmos três gols de vantagens para eles,  uma vitória histórica.

Depois, foi a vez de encararmos o Grêmio e o forte poder de marcação da escola gaúcha. No entanto, trata-se de um time bastante limitado no aspecto técnico e que abdicou do jogo. O objetivo maior de nosso adversário foi o de não nos deixar jogar. Soubemos ter a tranquilidade necessária para vencer.

Por fim, vencemos um time que, assim como o Grêmio contava com bom sistema defensivo, no melhor estilo Joel Santana, mas que não era tão fraco tecnicamente, a ponto de no início do ano ter sido apontado como o "time a ser batido". Se não demos show, mostramos maturidade. Vencer o Cruzeiro é sempre difícil. Em Minas, então, nem se fala. Pois, em momento algum fomos ameaçados. Tivemos total controle do jogo! Mantivemos a posse de bola e poderíamos até ter conseguido um placar mais elástico se não fossem os gols perdidos.

Não há dúvidas de que estamos no caminho certo. Como eu apontava no início do ano e reafirmei no meu #post pré-jogo contra o Cruzeiro "Noite de oferendas de Marias-Raposas ao Urubu-Rei", precisávamos dar tempo para o projeto do profexô deslanchar. Pois, Luxa vem apresentando um trabalho digno de seus melhores momentos. O decadente está novamente no topo! Com méritos!

Com várias formações diferentes (o que demonstra a força de nosso elenco), estamos mantendo o padrão de jogar com sabedoria, tocando a bola de pé em pé, aguardando o melhor momento para decidir os jogos. Com sucesso! Ronaldinho tem sido decisivo, mesmo quando não tem atuações espetaculares (no último jogo atraiu a marcação de 5 defensores e num jogo de corpo deixou Deivid livre para marcar). Até o ex-cone tem se movimentado bem, aberto espaços e... feito gols!

O próximo jogo é contra um time que começou o ano bem, mas que, neste campeonato, apenas briga lá pelo meio da tabela e não é considerado adversário direto na briga pelo título. Jogaremos em casa. Mesmo assim, iremos enfrentar nossa maior batalha.

Não digo isto pelo fato de não podermos contar novamente com Airton. Com ele em campo nem ao menos tomamos um gol. Ou seja, com sua presença nossa retaguarda está mais intacta do que a da Sandy, segundo declarações da própria para uma revista masculina.  Também não é pela volta do inseguro Welinton. Aliás, alguém teve os costumeiros calafrios quando a bola ia em direção à nossa defesa neste último jogo? Seria apenas uma coincidência o fato deste nosso zagueiro-zagueiro-ruim-ruim não estar em campo? A manutenção dele como titular é, para mim, o maior erro do Luxemburgo na armação do time. Também não é por causa da natural queda de produção de alguns com a estafante maratona de jogos difíceis a que estão sendo submetidos. Nem mesmo pela baixa qualidade do gramado, que atrapalha muito um time que joga procurando ter a posse de bola, trocando passes.

Todos esses fatores irão nos atrapalhar, sem dúvida. Mas, o maior motivo para considerar nosso próximo compromisso como mais uma verdadeira prova de fogo, será o fato de enfrentarmos nosso principal adversário: nós mesmos. Teremos que vencer nosso principal defeito: a arrogância. Temos consciência de nossa superioridade. E aí é que reside o maior dos perigos. Qual foi nossa única derrota no ano? Sim, em casa diante do frágil Ceará, o mesmo que acaba de tomar duas goleadas seguidas e que empatou conosco no jogo imediatamente anterior aos três que citei acima. Micos históricos estão aí para demonstrar que sempre caímos quando antecipadamente achamos que já vencemos.

O grande trabalho da comissão técnica será fazer o time se afastar da euforia da torcida, manter a humildade e encarar todos os jogos como decisões. Contra o Coritiba, temos que mostrar que sabemos jogar também sendo favoritos.

Aí, poderemos ter a certeza de que realmente o Flamengo está chegando.
E você sabe, deixou chegar.....
FLAmém!

PS: Artigo escrito para o Saudações Rubro-Negras

6 comentários:

  1. Falou tudo, Jeff!
    Sábado o cuidado maior é com nós mesmos.
    A torcida está num estado de êxtase do caramba, e assim devemos manter.
    Mas, os jogadores, aqueles que entram em campo, tem que manter a calma e o sapatinho máximo pra não perdermos pra nós mesmos. Ainda não tem nada ganho, e se entrarem de salto alto, aí é que não ganham nada mesmo, vide o Santos nesse brasileiro.

    Abs, SRN!
    @Flamengagem http://flamengagem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. FLAmém nobre pastor!!! Concordo em gênero, número e grau! O maior adversário do Flamengo é ele mesmo! Qnd entramos em campo com o pensamento de "ja ganhou".

    Nosso salto alto, nossa arrogancia, faz o Flamengo subestimar os adversários! Foi assim, com o ceará! Sem falar aquela vergonha contra o América-MEX.

    Concordo com você, esse jogo vai ser para ver se o time está preparado pra jogar com times mais fracos. Se vai entrar com o pé no chão!!

    SRN
    FLÁmem

    @TAC_saibot

    ResponderExcluir
  3. É fundamental não perder esse jogo hoje.Alias todo jogo né? Seria bom se repertimos 78/79, não é?

    Por que não repetir a invencibilidade histórica de 78/79?

    http://flamengoshow.blogspot.com/2011/08/por-que-nao-repetir-invencibilidade.html

    Leia e deixe seu comentário.SRN!

    Sturt

    ResponderExcluir
  4. Fala Jeff, estouacessando por incdicação do André. Sou o Paulo Aquino. Legal o seu blog. Saudações Rubro-negras.

    ResponderExcluir
  5. faltou meu twit paulokaquino. Abraços e saúde.

    ResponderExcluir
  6. É Jeff, estamos quase líderes. Uma sensação fantástica!
    O que me deixa mais confiante é o fato de não ver time com vontade e sorte para nos atrapalhar.
    Mas concordo com os aqueles que sabiamente dizem que devemos manter o sapatinho máximo!!!
    Vamos que vamos pra cima dos alemão!!!

    Saudações!

    Papo_de_Cozinha

    ResponderExcluir

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!