sábado, 17 de março de 2012

CONSIDERAÇÕES SOBRE O AMARGO EMPATE

Caríssimos irmãos de fé rubro-negra,
Salve, Salve, FLAleluia!


Cansado, com gosto de cabo de guarda-chuva na boca, cheguei em casa já na madrugada de sexta-feira, após o grande mole dado pelo Flamengo. Só para sair do estacionamento do Engenhão e chegar a Linha Amarela demorei quase 40 minutos. Para quem não conhece o local, estou falando de uma distância de aproximadamente 2Km. Impotente, diante da falta de estrutura viária nas proximidades do estádio e da passividade com que meu time deixou o adversário empatar, minha tentação era a de utilizar o teclado como arma e caçar as bruxas. Precisava achar um culpado para aquele meu lamentável fim de noite. Seria fácil! Eram vários os candidatos ao mordomo da vez: o ineficiente Negueba; Joel por colocar o ineficiente Negueba, por não fazer as demais substituições para ganhar tempo, ou até mesmo por não ter sido o retranqueiro que tanto reclamávamos; Galhardo por não ter aproveitado mais uma chance; a zaga por ter falhado novamente; Júnior César que terminou o jogo vaiado; a inexperiência do time;  o excesso de contusões; a falta de um líder que colocasse a bola embaixo do braço e até mesmo a torcida por ter pedido a volta do Imperador com o time jogando bem.
   
O cansaço e a raiva me impediram de escrever qualquer coisa com um mínimo de coerência lógica. Ainda bem! O tempo passou, devagar, mas passou e a cabeça finalmente esfriou. Entretanto, ainda permanece o gosto amargo na boca da ressaca moral (o que seria mais imoral que seu time pagar um King-Kong? rsrsrs). De qualquer forma, ao invés de procurar culpados, acho que devemos entender os motivos do que aconteceu e tentar procurar as coisas positivas.
   
Jogamos bem durante 75 minutos. Nos 20 minutos iniciais do segundo-tempo demos um show de bola. Jogamos como não jogávamos desde a épica virada sobre o Santos. A marcação funcionou, o meio-campo se mostrou leve e criativo, Ronaldinho finalmente foi Ronaldinho, parece que encontramos a melhor posição para o Bottinelli (quase um volante), os garotos deram conta do recado e fizemos belas jogadas e lindos gols.
   
O que aconteceu nos 30 minutos finais foi uma apatia geral provocada pela sensação de vitória antes do tempo, a famosa arrogância que já nos derrubou outras vezes. Também, não podemos deixar de enaltecer o adversário. Claro que o erro maior será sempre do time que permite a reação, porém o Olímpia não se intimidou com nossa superioridade até o momento (no placar e no volume de jogo) e foi para cima. Tem mérito. Não é um time bobo.
   
Não podemos, entretanto, considerar o caso como fato isolado, mera fatalidade, sob o risco de nos especializar em entregar jogos ganhos. Não foi a primeira vez, mas poderá demorar a voltar a acontecer, se todos (time, comissão técnica, dirigentes e torcida) tirarmos a devida lição do episódio. O velho e tradicional ensinamento de que o jogo só acaba quando o juiz apita.
   
Sou favorável a manutenção da base, a jogar com um meio-campo habilidoso, que sabe criar tanto quando marcar, a ver um time rejuvenescido em campo. Ainda teremos a volta do Léo Moura, que está jogando o fino em 2012 e podemos fazer mais testes com Magal e Camacho.
    
Foi ruim, muito ruim. Foi amargo. Ainda estou revoltado. Se gostasse de sofrer, escolhia outro time. No entanto, aconteceu quando podia acontecer. Que fique a lição e, principalmente, a observação de que estamos no caminho certo.
   
A base está aí, Joel! Faça os pequenos ajustes necessários e vamos rumos ao Bi da Libertadores.

FLAmém!

Um comentário:

  1. Jeff,

    Transcrevendo o Renato M. Prado:

    "O número de treinos que Ronaldinho Gaúcho vem faltando, nas ultimas semanas, é um acinte. Ora são "dores musculares", ora indisposição estomacal, ora qualquer outra cascata. Some-se a isso as vezes em que fica de fora dos jogos, por expulsões estúpidas ou cartões amarelos injustificados e chega-se, facilmente, a um quadro desolador, em termos de profissionalismo.

    E a presidenta Patricia Amorim, o que faz?

    Nada!

    Como ótima nadadora que foi...

    Lamentavel! E vergonhoso!"

    Fico imaginando o AAdriano junto. Hehehe!

    Saudações,

    @Papo_de_Cozinha

    ResponderExcluir

Obrigado por dar sua opinião. Nesta Igreja, devoto tem voz, afinal o Flamengo somos nós!